Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo o estudo da filantropia e sua mediação junto ao Estado e à Sociedade Civil, no que tange à inclusão educacional no ensino superior. Na atual conjuntura, a filantropia ampara-se em  uma legislação, a qual,  rompendo o caráter caridoso e de ajuda, dá ao tema a noção de direito a quem dele necessitar e desvincula-o da idéia de  “merecimento”. Para  realizar o estudo, utilizou-se a abordagem do Estudo de Caso (com alunos filantrópicos) em que se aplicou um questionário entrevista com alunos e gestores do Centro Universitário Franciscano. A intenção foi visualizar a  compreensão e o entendimento que eles têm sobre essa forma de inclusão educacional, discutindo-se também a importância da oportunidade  de melhores condições de vida socioeconômicas para os alunos que são atendidos nessa modalidade de inclusão educacional. Os resultados apontam que é necessária uma reflexão sobre o  papel da filantropia como  representação no atendimento a direitos do cidadão no contexto brasileiro at