| Autor | Silva, Márcia Alves da; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/9365305712032453; |
| Orientador | Eggert, Edla; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8360909218928418; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Alinhavando, bordando e costurando... : possibilidades emancipatórias de trajetórias de trabalho de mulheres artesãs em uma cooperativa popular de Pelotas; |
| Resumo | Essa tese teve o propósito de realizar um estudo sob o ponto de vista educativo com base no processo de trabalho cooperativo entre mulheres artesãs vinculadas à Cooperativa Regional do Sul (Coopresul) na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A proposta foi abordar as trajetórias de vida de algumas mulheres artesãs, abarcando especialmente suas vivências no mundo do trabalho. Dessa forma, essa investigação se propôs a contribuir com a produção teórica do mundo do trabalho e da educação, incorporando vivências de artesãs organizadas em uma cooperativa. Procuramos dialogar com as vivências das mulheres artesãs por meio de um referencial teórico que aborda suas experiências, contribuindo, assim, para a reflexão sobre as trajetórias femininas. Sendo assim, a teoria feminista (tendo como principais referenciais as obras de Marcela Lagarde, Michelle Perrot e Heleieth Saffioti) e a economia solidária foram parceiras nesse percurso. A metodologia utilizada nessa investigação teve como pano de fund; |
| Palavras-chave | divisão sexual do trabalho; pesquisa-formação; trabalho feminino; feminismo; research formation; sexual division of labor; feminism; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2010-02-24; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2099; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |