| Autor | Rodrigues, Ana Cristina da Silva; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/8696471514884993; |
| Orientador | Baquero, Rute Vivian Angelo; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8091622641907777; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Paradoxos de uma proposta educacional emancipatória: uma análise da Escola por Ciclos de Formação da Rede Municipal de Porto Alegre e suas implicações na produção de exclusão por conhecimento em alfabetização.; |
| Resumo | O presente estudo teve, como objetivo geral, investigar de que forma a conjugação entre as dimensões metodológicas,considerando-se os paradigmas que orientam as práticas docentes em relação ao ensino da leitura e da escrita; sócio-antropológicas, problematizando as concepções docentes acerca das relações entre o contexto social, a escola e a aprendizagem e político-pedagógicas, tendo em vista a implantação e o desenvolvimento da proposta dos Ciclos de Formação em Porto Alegre , tem produzido ou não, exclusões por conhecimento, nos processos de alfabetização inicial. Caracterizou-se com um estudo de natureza qualitativa, sendo o estudo de caso a opção metodológica. Para a coleta de dados foram realizadas análise de documentos junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, entrevistas com coordenadores pedagógicos e professoras alfabetizadoras de escolas selecionadas com maiores e menores índices de manutenções em classes de alfabetização, entrevistas com crianças mantidas em classes de alfabetiz; |
| Palavras-chave | alfabetização; exclusão por conhecimento; Porto Alegre; projeto pedagógico; ciclos de formação; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2008-08-29; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2085; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |