| metadataTrad.dc.contributor.author | Robaina, José Vicenti Lima; |
| metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6296765931808947; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Forster, Mari Margarete dos S.; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| metadataTrad.dc.publisher.initials | UNISINOS; |
| metadataTrad.dc.publisher.country | Brasil; |
| metadataTrad.dc.publisher.department | Escola de Humanidades; |
| metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
| metadataTrad.dc.title | Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | A tese intitulada Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídio para a formação do educador se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de programas de prevenção à droga na escola, de forma a possibilitar suporte para a formação do educador, com base nos saberes construídos por todos os segmentos envolvidos nesse processo (professores, pais, adolescentes e outros profissionais que trabalham nos programas). Três eixos fundantes presidiram o trabalho: drogadição e prevenção, formação de professores e saberes. O primeiro sustentou-se teoricamente em Carlini, Bucher, Tiba, Zagury, Vizzolto, Santos e Asinelli-Luz. O segundo em Zeichner, Nóvoa e Moraes. O terceiro em Tardif e Gauthier (professores) e Charlot (adolescentes). A pesquisa realizada estudou diferentes projetos de prevenção ao uso de drogas e optou pela análise em profundidade do realizado pela Escola Vida por já apresentar resultados relevantes em sua comun; |
| metadataTrad.dc.description.abstract | The thesis entitled Knowledge Constructed in Drug Abuse Prevention Project: A subsidy for teacher education is a qualitative research aiming at the analysis of the development of drug prevention programs at schools as a means to aid teacher education based on knowledge co-constructed by the segments involved in the process: teachers, parents, adolescents and other professionals working in such programs. Drug addiction (Carlini, Bucher, Tiba, Zagury, Vizzolto, Santos and Asinelli-Luz), teacher education (Zeichner, Nóvoa and Moraes) and knowledge (Tardif and Gauthier – teachers – and Charlot – adolescents) form the founding axis of the research. After studying some drug prevention projects, the project Escola Vida has been chosen for in-depth analysis due to relevant results exerted within the community. Nine interlocutors have been interviewed: 3 teachers, 3 adolescents and 3 members of the school community. For data treatment content analysis was used. The premise of the confirmed thesis was that schools that; |
| metadataTrad.dc.subject | adolescentes; educadores; escola; formação continuada; formação inicial; prevenção ao abuso; saberes docentes; drogas; adolescents; drug abuse; prevention projects; qualification of teachers; school; teaching knowledge; drug prevention; |
| metadataTrad.dc.subject.cnpq | Ciências Humanas; |
| metadataTrad.dc.type | Tese; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2007-12-18; |
| metadataTrad.dc.description.sponsorship | Nenhuma; |
| metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2074; |
| metadataTrad.dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação; |