| Autor | Pinheiro, Leandro Rogério; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0058830913352067; |
| Orientador | Fischer, Maria Clara B.; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3835786000876089; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Formação de práticas de gestão: narrativa sobre o trabalho dos gestores do Centro de Proteção da Criança e do Adolescente; |
| Resumo | Este trabalho problematiza as contribuições das atividades de gestão para a formação dos gestores de uma organização não governamental, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA). Atento à atual valorização social das ONGs no atendimento de demandas sociais comunitárias e na execução de políticas públicas no Brasil, o texto procura trazer reflexões a partir da seguinte questão: como se organiza a formação dos sujeitos nas práticas de gestão construídas no CPCA, em Porto Alegre? Apoiando-me epistemologicamente na noção de 'auto-eco-organização', numa aproximação às premissas do pensamento complexo elaboradas por Morin (1999; 2001), desenvolvi a pesquisa a partir de uma interação de inspiração etnográfica, de modo a construirmos, gestores e pesquisador, uma narrativa que enunciasse: as características do cotidiano de trabalho e do contexto de atuação da entidade; os domínios explicativos e as tomadas de posição dos sujeitos de diálogo; e, por fim, as repercussões do trabalho de gestão para a formaç; |
| Palavras-chave | auto-eco-organização; formaçaõ; trabalho de gestão; organização não governamental; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2008-02-29; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2071; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |