RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ciência, ética e ação comunicativa: prática pedagógica realizada no contexto da escola

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Detsch, Rudolfo José;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=6605035264568295;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gonçalves, Maria Augusta S.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3069118847022513;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Ciência, ética e ação comunicativa: prática pedagógica realizada no contexto da escola;
metadataTrad.dc.description.resumo Neste trabalho, é discutida e problematizada a penetração progressiva da racionalidade instrumental na esfera de decisões humanas, em âmbitos do mundo vivido, inclusive o escolar, nos quais deveria haver outra forma de racionalidade. A partir da crítica a uma racionalidade tida como soberana e isenta de condicionamentos, é denunciada a falta de abertura para a legitimação da interlocução da Ciência com a Ética. A pesquisa, realizada em escola de nível médio, teve por objetivo examinar a possibilidade da emergência de uma nova racionalidade na educação básica, que seja comprometida com a interlocução entre os sujeitos e que vincule conhecimento científico com princípios éticos. Tomando por referência a teoria habermasiana da ação comunicativa, foi desenvolvida uma prática pedagógica, na área das ciências físicas, em uma classe de alunos do curso normal. Essa prática foi desenvolvida como processo de ação comunicativa com vistas ao entendimento, com base na argumentação dialógica para a justificação de normas;
metadataTrad.dc.subject ação comunicativa; ciências físicas; educação ambiental; ética do discurso; racionalidade comunicativa;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2005-12-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2056;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics