| Autor | Santos, Vanice dos; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7071557940601998; |
| Orientador | Fleig, Mario; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/7504911408056066; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Como se dá a introdução à filosofia segundo Martin Heidegger?; |
| Resumo | Como se dá e que problemas apresenta o ensino e a transmissão da filosofia quando entendida e dividida em disciplinas escolares? Como é a filosofia compreendida, sua tarefa e sua essência nos modos em que é ensinada? Recobramos a concepção de ensino e o modo de transmissão da filosofia em alguns filósofos gregos. Por outro lado, retomamos o modo e o significado do filosofar introduzido por M. Heidegger, seja através do testemunho de seus alunos (H-G. Gadamer e H. Arendt), seja na exposição de sua concepção em seu ensino (nos Cursos de 1928-1929 e de 1929-1930), com a finalidade de formular elementos fundamentais do que seria o ensinar e o aprender filosofar. Heidegger aponta o caráter de ambigüidade que envolve o filosofar, tanto daquele que ensina quanto do que aprende. Esta ambigüidade revela o próprio caráter da verdade, que se enraíza no destino do Dasein e no caráter de velamento/desvelamento do ser. Despertar para o pensar, a partir do que interroga cada aprendiz e cada ensinante se apresenta como um ca; |
| Palavras-chave | ambigüidade; filosofar; ser; verdade; Martin Heidegger; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2005-03-28; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2019; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |