| Autor | Nicolodi, Suzana Cini Freitas; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/6528362467903137; |
| Orientador | Cunha, Maria Isabel da; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A constituição da docência na educação profissionalizante de ensino médio; |
| Resumo | O estudo se propôs a investigar a constituição da profissionalidade de docentes que atuam na educação profissional de ensino médio, e que não possuem formação específica para o magistério. Provocou reflexões sobre como estes professores se percebem como profissionais da educação. Que sentido dão para sua formação? Como se situam frente ao ofício docente? O aporte teórico contou, principalmente, com a contribuição de autores como Nóvoa, Kuenzer, Rios, Sousa Santos, Tardif, Marcelo García e Pérez Gómez. A pesquisa assumiu os pressupostos da investigação qualitativa e fez uso de entrevistas semi-estruturadas como instrumento metodológico principal para a coleta de dados, envolvendo seis professores de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram tratados através de Análise de Conteúdo e anunciaram achados que auxiliaram a tecer algumas considerações acerca da constituição da profissionalidade destes docentes. Os sujeitos ancoram sua identidade profissional na profissão de origem e não na prof; |
| Palavras-chave | ensino médio profissionalidade; identidade docente; educação profissionalizante; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2008-12-18; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1964; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |