| Autor | Riegel, Fernando; |
| Orientador | Cunha, Maria Isabel da; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Saberes de docentes de um curso de graduação em enfermagem e as implicações das políticas públicas de saúde e educação; |
| Resumo | O estudo “Saberes de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem e as implicações das Políticas Públicas de saúde e educação” teve por objetivo conhecer os saberes que compõe a prática dos enfermeiros docentes na Universidade, no contexto das políticas públicas atuais. Os objetivos da pesquisa concentraram-se na análise dos saberes docentes, na identificação das suas fontes, verificando a influência dos saberes da experiência profissional nas práticas dos enfermeiros docentes. O intuito foi identificar como ocorre a produção e legitimação de saberes dos enfermeiros professores em suas práticas docentes, a partir de suas vivências na profissão de origem. Foram utilizados os princípios da etnografia para a realização da pesquisa, em forma de um estudo de caso. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com seis participantes, todos enfermeiros de formação e docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região do Vale do Rio dos Sinos – RS,; |
| Palavras-chave | docência universitária; docente enfermeiro; ensino de enfermagem; saberes docentes; nurse teacher; nursing teaching; university teaching; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2008-12-16; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1961; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |