| Autor | Rosado, Fernanda Pena Noronha; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7203620390613075; |
| Orientador | M.B.Fernandes, Cleoni; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0233489763906464; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Os saberes pedagógicos da prática de professores do curso de pedagogia da URI/Santiago; |
| Resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes e conhecimentos dos professores necessários à prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Santiago. O trabalho está dividido em seis capítulos, os quais discutem a formação dos professores e suas respectivas concepções sobre educação. A fundamentação deste trabalho baseou-se no teórico Paulo Freire em diálogo com as autorias Maurice Tardif, Maria Isabel da Cunha, Cleoni Fernandes e Marlene Grillo. A investigação configurou-se através da pesquisa com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir das entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores do Curso de Pedagogia da URI/Santiago. No processo de análise, triangulando as pré-categorias, a empírica e as questões teóricas, originaram-se quatro categorias construídas neste trabalho: Concepções e Valores, Formação de Professores, Formadores de Professores e Práticas Pedagógicas. Foi possível, através das r; |
| Palavras-chave | avaliação; formação; professor; profissão; professor universitário; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2007-01-17; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1919; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |