| Autor | Decker, Alice; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7867129450604029; |
| Orientador | Lopes, Maura Corcini; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Inclusão: o currículo na formação de professores; |
| Resumo | A dissertação, Inclusão: o currículo na formação de Professores, insere-se no terreno das discussões que pretendem problematizar a inclusão escolar nos cursos de formação de professores. Para tanto, buscou-se através dos textos narrativos de acadêmicos de diferentes cursos de graduação em licenciatura, matriculados na Universidade do Oeste Catarinense, conhecer e problematizar os discursos que estão circulando e constituindo o olhar destes sobre a inclusão escolar, bem como problematizar as verdades produzidas sobre o tema. Utilizando referenciais de inspiração pós-estruturalistas, principalmente aqueles que têm como base o pensamento de Michel Foucault e dos Estudos Culturais que se articulam ao primeiro, a pesquisa foi delimitando e construindo seu campo investigativo. As ferramentas metodológicas utilizadas na análise dos dados da pesquisa - discurso e inclusão - foram definidas a partir da recorrência com que apareciam nos textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa quando questionados sobre o que pensav; |
| Palavras-chave | aluno especial; currículo; educação especial; formação; inclusão escolar; professor; curriculum.; teachers’ formation; inclusion; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2006-11-16; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1911; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |