| Autor | Campos, Antônio Valmor de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/6904172748011262; |
| Orientador | Chassot, Áttico Inácio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8159020225820727; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O reconhecimento de agricultores do município de Anchieta-SC, que cultivam sementes de milho crioulo, como pesquisadores e detentores de direito da propriedade intelectual sobre a melhoria dessas sementes; |
| Resumo | Esta dissertação procura estabelecer conexões – numa dimensão transdisciplinar entre as áreas da Educação, da Biologia e do Direito – entre saberes acadêmicos e populares. Busca-se demonstrar que camponeses que cultivam milho crioulo no município de Anchieta-SC dominam e produzem conhecimento e tecnologia. É feita uma análise de como se caracterizam as atividades dos agricultores quando da seleção, cultivo, classificação e melhoramento das sementes de milho crioulo, evidenciando-se a condição dos mesmos como pesquisadores e detentores de Propriedade Intelectual. Destaca-se a existência de métodos próprios para selecionar e melhorar sementes de milho, aperfeiçoadas durante gerações. Nessas ações há significativas interferências e conflitos de poder exercido por diferentes instituições – como as empresas da biotecnologia e Universidades – que se assumem guardiãs do avanço tecnológico e se encarregam da preservação dos conhecimentos. Não há pretensão de estabelecer qualquer hierarquia entre saberes, mas assegura; |
| Palavras-chave | conhecimento; pesquisadores; propriedade intelectual; agricultores; intellectual property; knowledge; researchers; farmers; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2006-08-14; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1909; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |