| Autor | Damiani, Nadir Lurdes; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2044147406889711; |
| Orientador | Martins, Maria Cristina Bohn; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/5651326902924392; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Cultura Material, Patrimônio e Educação: as reduções jesuítico-guarani e o ensino de história; |
| Resumo | O presente trabalho realiza uma avaliação do Ensino de História, especificamente do tema “Os Sete Povos das Missões” nas 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, em escolas da região conhecida como “missioneira” e na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul. A partir disto, apresenta-se uma proposta alternativa para o ensino de História das Missões centrada na evidência material, através da Educação Patrimonial e a partir da experiência e do contato direto com remanescentes históricos e manifestações culturais, em todos os seus múltiplos aspectos e significados. Entende-se que eles podem levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.; |
| Palavras-chave | cultura material; Educação; ensino patrimonial; missões; reduções; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2004-04-26; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1832; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em História; |