| Autor | Santos, Célia Cristiane Peres dos; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7068164807750186; |
| Orientador | Ghisleni, Ana Cristina; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Histórico das práticas preventivas à violência nas escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS (2022-2023); |
| Resumo | Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as ações de prevenção à violência realizada pelas escolas da Rede Pública Municipal de Porto Alegre/RS, com vistas a analisar o histórico das ações de prevenção realizadas no período de 2022-2023. A pesquisa foi desenvolvida a partir de documentos da Secretaria Municipal de Educação do Município de Porto Alegre/RS, apresentando metodologia de cunho qualitativo, com base em técnicas de análise documental. Foi possível identificarem-se várias possibilidades de prevenção adotadas pela Secretaria Municipal de Educação e pelas escolas da Rede Municipal de Ensino, entre as quais a pesquisa debruçou-se, principalmente, sobre as ações denominadas Programa Acesso Mais Seguro e Comissões CIPAVE. Embora as ações preventivas tenham apresentado resultados significativos ao longo do período pesquisado, após a conclusão do trabalho investigativo, surgiram possibilidades de avanços e aprimoramentos nas metodologias já utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação e pelas escolas. Diante disso, elaborou-se uma proposta de intervenção e colaboração por meio da apresentação de um guia digital com ações de prevenção à violência, destinado à comunidade escolar.; |
| Abstract | The Professional Master's thesis in Educational Management presented here aims to identify and analyze violence prevention actions carried out by schools in the Municipal Public Network of Porto Alegre/RS (RME), with a view to analyzing the history of prevention actions already carried out in the p2022- 2023, with a view to building a reference guide containing suggestions for preventive activities. The research was carried out on documents from the Municipal Department of Education of the Municipality of Porto Alegre/RS. The methodology used was qualitative in nature, using document analysis techniques. It was possible to identify several prevention possibilities adopted by the Municipal Department of Education and the schools in the Municipal Education Network. Of these, the research focuses mainly on actions called Safer Access Program and CIPAVE Commissions. Although preventive actions have shown significant results throughout the period researched, after the conclusion of the investigative work, possibilities arise for advances and improvements in the methodologies already used by SMED and schools. Therefore, an intervention and collaboration proposal was developed through the presentation of a digital guide with violence prevention actions aimed at school Community.; |
| Palavras-chave | Violência nas escolas; Histórico de práticas preventivas; Gestão da Educação Básica; Violence in schools; History of preventive practices; School management; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2025-02-27; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13928; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |