| Autor | Matté, Mariana Sobczack; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0150224574105235; |
| Orientador | Bittencourt, João Ricardo; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/9221321629502312; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O meu eu digital: avatarização na construção tecnocultural de imaginários; |
| Resumo | Essa dissertação discute o processo de criação dos avatares na tecnocultura contemporânea. A partir dessa reflexão sobre o que são avatares, procuramos a forma de implementação e utilização dessas personas com o objetivo principal de compreender como os avatares atualizam-se nas diferentes experiências com a tecnocultura, ainda de forma mais especifica entender o contexto da tecnocultura contemporânea, questionar a convergência do avatar em diversas representações digitais, compreender o contexto dos avatares nas publicações digitais e entender a cultura da convergência e os mundos imaginários em que os avatares estão inseridos. Partimos de um pressuposto epistemológico dos mundos imaginários abordados por Flusser e os mundos convergentes de Jenkins. Porém o percurso metodológico é agregado com a arqueologia dos imaginários de Kluttenberg e realizado as constelações benjaminianas, estabelecendo uma metodologia com um pensamento crítico construtivo em relação a produção dos avatares e o relacionamento com as comunidades inseridas. Essa metodologia possibilita pensar de forma representativa dos avatares e o objetivo de eles estarem inseridos ou posicionados onde estão com objetivos estabelecidos tanto pelos usuários, mas também em conjunto com as empresas que os acompanham. Foi possível concluir através das três coleções desenvolvidas que o usuário tem a necessidade de se representar no virtual, essa representação pode ser tanto igual ao atual, mas também um eu interior de cada usuário.; |
| Abstract | This research discusses the process of creating avatars in contemporary technoculture. Through this reflection on what avatars are, we seek to understand their implementation and use as personas, with the main goal of comprehending how avatars evolve in different experiences within technoculture. More specifically, we aim to understand the context of contemporary technoculture, question the convergence of avatars in various digital representations, grasp the context of avatars in digital publications, and comprehend the culture of convergence and the imaginary worlds in which avatars are situated. We depart from an epistemological assumption of imaginary worlds as addressed by Flusser and the convergent worlds of Jenkins. However, the methodological journey is supplemented with the archaeology of imaginaries by Kluttenberg and Benjaminian constellations, establishing a methodology with a constructively critical approach concerning the production of avatars and their relationship with the involved communities. This methodology enables a representative consideration of avatars and the objectives behind their placement or positioning, established both by users and in conjunction with the accompanying companies. It was possible to conclude through the three collections developed that users have the need to represent themselves in the virtual realm. This representation can be both identical to the current self and also an inner self of each user.; |
| Palavras-chave | Arqueologia do imaginário; Avatares; Constelações; Tecnocultura; Archaeology of the imaginary; Avatars; Constellations; Technoculture; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2024-07-11; |
| Agência de fomento | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13860; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |