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Fatores determinantes do desempenho no exame de suficiência do CFC: um estudo focado nas modalidades de ensino

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Autor Olimpio, Geysa Medeiros;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3005322846652998;
Orientador Kronbauer, Clóvis Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9586157708831103;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Fatores determinantes do desempenho no exame de suficiência do CFC: um estudo focado nas modalidades de ensino;
Resumo O objetivo desse estudo foi analisar os fatores determinantes do desempenho dos egressos do curso de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência do CFC, com foco nas modalidades de ensino presencial e a distância. O período do estudo compreendeu os anos de 2012 a 2023. A métrica de estudo relaciona os coeficientes do modelo de regressão linear múltipla para explicar o desempenho dos egressos do curso de Ciências Contábeis. Os dados inicialmente foram tratados no Teste Qui-Quadrado de Pearson entre as Modalidades Presencial e EaD, Teste das Proporções, assim como Estatísticas Globais para apresentar o modelo de Regressão. Os resultados dos testes indicaram que a modalidade de ensino está fortemente associada à diferença nas taxas de aprovação, com a modalidade Presencial apresentando desempenho superior em termos de aprovação. O modelo de regressão explica uma grande parte da variabilidade do desempenho (R² elevado), com o número de aprovados e as taxas de desistência se destacando como preditores estatisticamente significativos. Esses achados reforçam a importância de medidas que reduzam a falta de preparo e aumentem o número de aprovação no Exame de Suficiência do CFC.;
Abstract The objective of this study was to analyze the determining factors of the performance of Accounting Science graduates in the CFC Proficiency Exam, focusing on in-person and distance learning modalities. The study period covered the years 2012 to 2023. The study metric relates the coefficients of the multiple linear regression model to explain the performance of Accounting Science graduates. The data were initially treated in Pearson's Chi-Square Test between In-Person and Distance Learning Modalities, Proportions Test, as well as Global Statistics to present the Regression model. The test results indicated that the teaching modality is strongly associated with the difference in approval rates, with the In-Person modality presenting superior performance in terms of approval. The regression model explains a large part of the variability in performance (high R²), with the number of approved candidates and dropout rates standing out as statistically significant predictors. These findings reinforce the importance of measures that reduce the lack of preparation and increase the number of approvals in the CFC Proficiency Exam.;
Palavras-chave Desempenho; Exame de suficiência; Presencial; EaD; Performance; Proficiency exam; In-person; Distance learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-05-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13856;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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