Abstract:
O objetivo desse estudo foi analisar os fatores determinantes do desempenho dos egressos do curso de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência do CFC, com foco nas modalidades de ensino presencial e a distância. O período do estudo compreendeu os anos de 2012 a 2023. A métrica de estudo relaciona os coeficientes do modelo de regressão linear múltipla para explicar o desempenho dos egressos do curso de Ciências Contábeis. Os dados inicialmente foram tratados no Teste Qui-Quadrado de Pearson entre as Modalidades Presencial e EaD, Teste das Proporções, assim como Estatísticas Globais para apresentar o modelo de Regressão. Os resultados dos testes indicaram que a modalidade de ensino está fortemente associada à diferença nas taxas de aprovação, com a modalidade Presencial apresentando desempenho superior em termos de aprovação. O modelo de regressão explica uma grande parte da variabilidade do desempenho (R² elevado), com o número de aprovados e as taxas de desistência se destacando como preditores estatisticamente significativos. Esses achados reforçam a importância de medidas que reduzam a falta de preparo e aumentem o número de aprovação no Exame de Suficiência do CFC.