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O efeito do contraste de cores na percepção de crowding: uma análise através da distância espacial

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Autor Dissiuta, Sabrina Ilha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9654208252047875;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O efeito do contraste de cores na percepção de crowding: uma análise através da distância espacial;
Resumo O crowding é uma percepção de aglomeração no varejo, refere-se a uma restrição do espaço disponível e integra tanto fatores ambientais quanto humanos. Essa compreensão se dá através da junção de diferentes fatores que podem influenciar o crowding como, estímulos visuais ambientais, aspectos psicológicos e cognitivos, através de emoções positivas ou negativas. Esta pesquisa investiga como o estímulo do contraste preto e branco influencia a percepção de crowding e a medida que a distância espacial modera essa relação, sob uma perspectiva da construal level theory (CLT). Através da realização de dois experimentos complementares foram integrados estímulos ambientais (cores) e psicológicos (distância espacial). No estudo 1 foi realizado um experimento de campo, entre sujeitos (N=59), os participantes foram expostos a estímulos de contraste de cor preto “versus” branco e responderam uma escala de medida de crowding espacial. O resultado confirmou H1, evidenciando que o ambiente de contraste preto gerou o efeito de redução do espaço e o contraste branco gerou efeito de aumento do espaço, assim influenciando a percepção de crowding. O estudo 2 foi realizado em laboratório, com o uso da ferramenta de rastreamento ocular, combinando estímulos de distância espacial e contraste de cor. O experimento foi aplicado entre sujeitos (N=124), os participantes foram expostos ao estímulo de perto “versus” longe e orientados a simular compras no ambiente com estímulos de contraste preto “versus” branco. Ao final, os participantes responderam uma escala de medida de crowding espacial, humano e intolerância, além de duas perguntas sobre o estado emocional. O experimento confirmou a H2, a moderação da distância espacial longe foi mais significativa no contraste branco, para o crowding espacial, e mais significativa na distância perto para o contraste preto, para o crowding humano. Paralelamente, o estudo 2 confirmou H3 ao destacar emoções como irritabilidade e excitação como potencializadores do crowding humano, no contraste preto. A pesquisa avança na literatura, pois relaciona efeitos de saliência perceptual e percepção ambiental, moderados por uma variável psicológica, moldando avaliações subjetivas de densidade. Distingue crowding espacial e humano como antecedentes de intolerância. Sob a perspectiva gerencial, implica estratégias de otimização de layout e posicionamento de elementos para redução do crowding e reduz os impactos negativos da intolerância.;
Abstract Crowding is a perception of crowd in retail environments, referring to a restriction of available space and integrating both environmental and human factors. This understanding comes from combining different factors that can influence crowding, such as environmental visual stimuli and psychological and cognitive aspects, through positive or negative emotions. This research investigates how black and white contrast stimuli influence the perception of crowding and the extent to which spatial distance moderates this relationship, from a construal level theory (CLT) perspective. Through two complementary experiments, environmental (colors) and psychological (spatial distance) stimuli were integrated. In study 1, a field experiment was conducted among subjects (N=59), who were exposed to black (white) contrast stimuli and responded to a spatial crowding measurement scale. The results confirmed H1, showing that the black contrast environment generated a space reduction effect and the white contrast generated a space increase effect, thus influencing the perception of crowding. Study 2 was conducted in a laboratory using an eye-tracking tool, combining spatial distance and color contrast stimuli. The experiment was applied among subjects (N=124), who were exposed to near (far) stimuli and instructed to simulate shopping in an environment with black (white) contrast stimuli. At the end, participants responded to a scale measuring spatial crowding, human crowding, and intolerance, in addition to two questions about their emotional state. The experiment confirmed H2: the moderation of far spatial distance was more significant in white contrast for spatial crowding and more significant in near distance for black contrast for human crowding. At the same time, study 2 confirmed H3 by highlighting emotions such as irritability and excitement as enhancers of human crowding in the black contrast. The research advances the literature by relating effects of perceptual salience and environmental perception, moderated by a psychological variable, shaping subjective assessments of density. It distinguishes spatial and human crowding as antecedents of intolerance. From a managerial perspective, it implies strategies for optimizing layout and positioning of elements to reduce crowding and lessen the negative impacts of intolerance.;
Palavras-chave Contraste preto e branco; Percepção de crowding; Distância espacial; Construal level theory; Black and white contrast; Perception of crowding; Spatial distance;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-09-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13851;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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