Resumo:
O crowding é uma percepção de aglomeração no varejo, refere-se a uma restrição do espaço disponível e integra tanto fatores ambientais quanto humanos. Essa compreensão se dá através da junção de diferentes fatores que podem influenciar o crowding como, estímulos visuais ambientais, aspectos psicológicos e cognitivos, através de emoções positivas ou negativas. Esta pesquisa investiga como o estímulo do contraste preto e branco influencia a percepção de crowding e a medida que a distância espacial modera essa relação, sob uma perspectiva da construal level theory (CLT). Através da realização de dois experimentos complementares foram integrados estímulos ambientais (cores) e psicológicos (distância espacial). No estudo 1 foi realizado um experimento de campo, entre sujeitos (N=59), os participantes foram expostos a estímulos de contraste de cor preto “versus” branco e responderam uma escala de medida de crowding espacial. O resultado confirmou H1, evidenciando que o ambiente de contraste preto gerou o efeito de redução do espaço e o contraste branco gerou efeito de aumento do espaço, assim influenciando a percepção de crowding. O estudo 2 foi realizado em laboratório, com o uso da ferramenta de rastreamento ocular, combinando estímulos de distância espacial e contraste de cor. O experimento foi aplicado entre sujeitos (N=124), os participantes foram expostos ao estímulo de perto “versus” longe e orientados a simular compras no ambiente com estímulos de contraste preto “versus” branco. Ao final, os participantes responderam uma escala de medida de crowding espacial, humano e intolerância, além de duas perguntas sobre o estado emocional. O experimento confirmou a H2, a moderação da distância espacial longe foi mais significativa no contraste branco, para o crowding espacial, e mais significativa na distância perto para o contraste preto, para o crowding humano. Paralelamente, o estudo 2 confirmou H3 ao destacar emoções como irritabilidade e excitação como potencializadores do crowding humano, no contraste preto. A pesquisa avança na literatura, pois relaciona efeitos de saliência perceptual e percepção ambiental, moderados por uma variável psicológica, moldando avaliações subjetivas de densidade. Distingue crowding espacial e humano como antecedentes de intolerância. Sob a perspectiva gerencial, implica estratégias de otimização de layout e posicionamento de elementos para redução do crowding e reduz os impactos negativos da intolerância.