Autor |
Ferreira, Luiza Mattos; |
Orientador |
Zibetti, Murilo Ricardo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8793401877214252; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Adaptação e evidências de validade do questionário Children’s Social Behavior Questionnaire - CSBQ; |
Resumo |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, cujos sintomas nucleares são caracterizados por alterações nas interações e comunicação sociais, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Apesar da alta prevalência deste transtorno, ainda existe uma carência de instrumentos disponíveis no Brasil particularmente para casos leves, implicando em atraso no diagnóstico. A presente dissertação possui dois estudos com o objetivo adaptar e obter evidências de validade do instrumento Children’s Social Behavior Questionnaire (CSBQ) para uso em contexto brasileiro. No Estudo I, está descrito o processo de adaptação do instrumento, com etapas de tradução, retrotradução, avaliação da pertinência e clareza dos itens por juízes especialistas e público alvo (familiares de crianças e adolescentes). No Estudo II foram realizadas duas coletas, uma através de levantamento online e outra com 20 familiares de crianças com diagnóstico clínico de TEA, sendo obtidos dados de evidência de validade do instrumento mediante critério clínico e convergência com outros instrumentos. Foram analisadas a consistência interna da escala geral e dos fatores avaliados pelo questionário. Por fim, espera-se que a versão adaptada e as evidências de validade da versão brasileira do instrumento CSBQ possa auxiliar na identificação dos sintomas do TEA em indivíduos nos diferentes níveis no transtorno, facilitando o acesso ao tratamento deles.; |
Abstract |
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder, whose core symptoms are characterized by changes in social interactions and communication, restricted interests and repetitive behaviors. Despite the high prevalence of this disorder, there is still a lack of instruments available in Brazil, particularly for mild cases, implying a delay in diagnosis. The present dissertation has two studies with the objective of adapting and obtaining evidence of validity of the Children's Social Behavior Questionnaire (CSBQ) instrument for use in the Brazilian context. In Study I, the process of adapting the instrument is described, with stages of translation, back-translation, assessment of the pertinence and clarity of the items by expert judges and the target audience (family members of children and adolescents). In Study II, two collections were carried out, one through an online survey and the other with 20 relatives of children with a clinical diagnosis of ASD, obtaining evidence of instrument validity data through clinical criteria and convergence with other instruments. The internal consistency of the general scale and the factors assessed by the questionnaire were analyzed. Finally, it is expected that the adapted version and evidence of validity of the Brazilian version of the CSBQ instrument can help identify ASD symptoms in individuals at different levels of the disorder, facilitating access to their treatment.; |
Palavras-chave |
Transtorno do espectro autista; Validação; Tradução; Rastreamento; Comportamento social; Autism spectrum disorder; Validation; Translation; Tracking; Social behavior; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-08-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13843; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |