Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, cujos sintomas nucleares são caracterizados por alterações nas interações e comunicação sociais, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Apesar da alta prevalência deste transtorno, ainda existe uma carência de instrumentos disponíveis no Brasil particularmente para casos leves, implicando em atraso no diagnóstico. A presente dissertação possui dois estudos com o objetivo adaptar e obter evidências de validade do instrumento Children’s Social Behavior Questionnaire (CSBQ) para uso em contexto brasileiro. No Estudo I, está descrito o processo de adaptação do instrumento, com etapas de tradução, retrotradução, avaliação da pertinência e clareza dos itens por juízes especialistas e público alvo (familiares de crianças e adolescentes). No Estudo II foram realizadas duas coletas, uma através de levantamento online e outra com 20 familiares de crianças com diagnóstico clínico de TEA, sendo obtidos dados de evidência de validade do instrumento mediante critério clínico e convergência com outros instrumentos. Foram analisadas a consistência interna da escala geral e dos fatores avaliados pelo questionário. Por fim, espera-se que a versão adaptada e as evidências de validade da versão brasileira do instrumento CSBQ possa auxiliar na identificação dos sintomas do TEA em indivíduos nos diferentes níveis no transtorno, facilitando o acesso ao tratamento deles.