Autor |
Rocha, Maria do Amparo Moura Alencar; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7586848020525141; |
Orientador |
Martins, Maria Cristina Bohn; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5651326902924392; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Rezar e festejar: religiosidade popular e patrimônio cultural no reisado do norte do Piauí e leste maranhense (2009-2024); |
Resumo |
A festa de “Santos Reis” ou “Reisado” que analisamos nesta tese, se configura como a ressignificação de um ritual que foi introduzido no Brasil por meio dos colonos portugueses que celebravam o nascimento do menino Jesus fazendo menção aos três Reis Magos. Esta era uma manifestação de cunho religioso encontrado por toda a Península Ibérica, em que era comum a doação e recebimento de presentes junto à entoação de cantos e danças nas residências. No Norte do Piauí e no Leste Maranhense, a festa dedicada aos Santos Reis, que se inicia com o pagamento de um ex-voto em reconhecimento a uma graça alcançada, tornou-se tradicional. A festa é composta de vários elementos simbólicos, típicos do Nordeste e representativos para os celebrantes. Entre eles estão trajes, rezas e cantos específicos, além de personagens como o “boi”, o “cavalo veio”, a “burrinha” e os Caretas. No presente trabalho, transcorridas entre 2009 a 2024 em cidades do Norte do Piauí e Leste Maranhense, indagando como a experiência revivida nesta prática, compõe a história das pessoas e dos lugares. A partir da consulta a uma historiografia de referência sobre a temática das devoções populares (Brandão, 1980; Zaluar, 1983), das festas religiosas dedicadas a Santos Reis (Barroso, 1996; 2013; Cornélio, 2009; Menezes, 2018), e da consulta às fontes, nosso objetivo é analisar a diversidade da teatralização da fé nos festejos aos Santos Reis nestes dois territórios, de forma a ampliar compreensão de aspectos ainda desconhecidos na historiografia sobre o tema. A festa de Reis se configura como um patrimônio cultural dos festeiros, promovendo, nos sujeitos envolvidos, a valorização de sua história e de sua cultura. A tese também contribui com reflexões acerca das relações entre os indivíduos e grupos, suas práticas, dando indicativos de como se constroem papéis sociais e culturais, se consolidam ações, saberes e fazeres de práticas religiosas.; |
Abstract |
The “Santos Reis” or “Reisado” festival that we analyze in this thesis is a redefinition of a ritual that was introduced to Brazil by Portuguese colonists who celebrated the birth of baby Jesus by making reference to the three “Wise Men”. This was a religious event found throughout the Iberian Peninsula, in which it was common to give and receive gifts along with singing and dancing in homes. In the North of Piauí and the East of Maranhão, the festival dedicated to the “Santos Reis”, which begins with the payment of an ex-voto in recognition of a grace received, has become traditional. The festival is composed of several symbolic elements, typical of the Northeast and representative for the celebrants. Among them are specific costumes, prayers and and songs, as well as characters such as the “boi”, the “cavalo vem”, the “burrinha” and the Caretas. In this work, we study celebrations of “Santos Reis” the took place between 2009 and 2024 in cities in the North of Piauí and East of Maranhão, asking how the experience revived in this practice composes the history of people and places. Based on the consultation of a reference historiography on the theme of popular devotions (Brandão, 1980; Zaluar, 1983) and religious festivals dedicated to the Three Kings (Barroso, 1996; 2013; Cornélio, 2009; Menezes, 2018). Our objective is to analyze the diversity of the theatricalization of faith in the celebrations of the Three Kings in these two territories, which illuminates the understanding of aspects still unknown in the historiography about the Reisado. The Three Kings festival is configured as a cultural heritage of the festival-goers, which promotes in the subjects involved, the appreciation of their history and culture, emerging from it rich constructions for the understanding of the diversity of the celebration of the Saints. And also, it contributes to reflections on the relationships between individuals and groups, their practices, giving indications of how social and cultural roles are constructed, consolidating actions, knowledge and doings of religious practices.; |
Palavras-chave |
Reisado; Religiosidade popular; Nordeste brasileiro; Cultura; Patrimônio; Popular religiosity; Northeast Brazil; Culture; Heritage; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::História; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-05-08; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13776; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |