Autor |
Oliveira, Maria Clara Milanez de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5878719101514191; |
Orientador |
Campesato, Maria Alice Gouvêa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9897979825509641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Ler ou não ler, eis a questão; |
Resumo |
Esta dissertação busca investigar práticas de leitura nos Anos Iniciais de uma escola
pública no município de São Leopoldo (RS), a partir de um estudo de caso de
abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa pós-crítica em educação. A
produção dos dados incluiu entrevistas narrativas com professores e o responsável
pela biblioteca escolar, questionários com gestores e observações no campo
empírico. Descreve perspectivas teóricas sobre práticas de leitura, educação, escola
e contemporaneidade e gestão educacional. Os dados produzidos foram
categorizados, descritos e analisados a partir do movimento de bricolagem
metodológica. As análises revelaram que as práticas de leitura predominantes
envolvem textos curtos e de fácil acesso, mas, algumas iniciativas docentes
demonstram preocupação com o desenvolvimento da criticidade, imaginação e
prazer na leitura. A gestão educacional emerge como elemento-chave para
impulsionar mudanças significativas, garantindo o acesso ao livro e incentivando
práticas leitoras literárias e formativas. A pesquisa apresenta, ainda, uma proposta
interventiva, que consiste na criação de um Ateliê Literário como formação
continuada para professores da rede municipal, com o objetivo de fortalecer a
formação docente e promover práticas de leitura mais críticas e literárias. O estudo
contribui para o debate sobre a formação leitora literária na escola e reforça a
importância da formação de professores para que a leitura exerça seu potencial
(trans)formador na educação.; |
Abstract |
This dissertation seeks to investigate reading practices in the initial years of a public
school in the municipality of São Leopoldo (RS), based on a case study with a
qualitative approach, from the perspective of post-critical research in education. Data
production included narrative interviews with teachers and the person responsible for
the school library, questionnaires with managers and observations in the empirical
field. It describes theoretical perspectives on reading practices, education, school
and contemporaneity and educational management. The data produced were
categorized, described and analyzed based on the methodological bricolage
movement. The analyses revealed that the predominant reading practices involve
short, easily accessible texts, but some teaching initiatives demonstrate concern with
the development of critical thinking, imagination and pleasure in reading. Educational
management emerges as a key element in driving significant changes, ensuring
access to books and encouraging literary and formative reading practices. The
research also presents an intervention proposal, which consists of the creation of a
Literary Workshop as continuing education for teachers in the municipal network,
with the aim of strengthening teacher training and promoting more critical and literary
reading practices. The study contributes to the debate on literary reading training in
schools and reinforces the importance of teacher training so that reading can
exercise its (trans)formative potential in education.; |
Palavras-chave |
Ateliê literário; Gestão educacional; Leitura nos anos iniciais; Leitura formativa; Leitura literária; Práticas de leitura; Literary studio; Educational management; Reading in the early years; Formative reading; Literary reading; Reading practices; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-04-25; |
Agência de fomento |
Secretaria Municipal de Educação São Leopoldo; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13773; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |