Autor |
Vargas, Krisley Pereira da Silva de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0908062408676341; |
Orientador |
Campesato, Maria Alice Gouvêa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9897979825509641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Perspectivas de habitar uma escola de educação infantil: práticas pedagógicas de uma escola comunitária; |
Resumo |
A pesquisa intitulada "Perspectivas de Habitar uma Escola de Educação Infantil: Práticas Pedagógicas de uma Escola Comunitária", desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, tem como objetivo compreender como as práticas pedagógicas são produzidas em uma escola comunitária de Educação Infantil em Porto Alegre. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com estudo de caso, que emerge como uma ferramenta significativa para a compreensão mais profunda e abrangente de fenômenos específicos dentro do ambiente escolar. Como instrumentos para a produção dos dados, foram utilizados a observação, entrevista com a gestão escolar, roda de conversa com educadores e análise dos documentos pedagógicos da escola. Essa variedade de métodos proporcionou um entendimento abrangente da realidade vivenciada naquele espaço, bem como sobre sua organização e as práticas pedagógicas em desenvolvimento. A pesquisa explora a dinâmica do cotidiano escolar, identificando como as práticas são influenciadas pela gestão comunitária e pelas políticas educacionais. A dissertação fundamenta-se em conceitos como a infância como construção cultural e histórica (Larrosa, Kohan), o protagonismo infantil e a integração entre cuidar e educar (Malaguzzi, BNCC), as relações entre educação e assistencialismo em contextos vulneráveis (Bujes), e a gestão pedagógica e formação continuada como elementos para ressignificar as práticas pedagógicas (Freire, Bondioli). Os resultados indicam que, embora as escolas comunitárias enfrentem desafios relacionados à formação dos educadores e recursos limitados, elas procuram apresentar uma abordagem pedagógica alinhada às necessidades das crianças e às demandas da comunidade. No entanto, a pesquisa evidenciou o caráter assistencialista presente no cotidiano da instituição pesquisada; a falta de clareza quanto aos papéis e responsabilidades dos gestores e educadores, levando à sobrecarga de trabalho. Observou-se também como a articulação entre cuidado e educação, apesar de necessária em um contexto de vulnerabilidade social, frequentemente compromete a intencionalidade pedagógica, gerando tensões entre demandas organizacionais e pedagógicas. Essas questões destacam a necessidade de qualificar os processos de gestão, sobretudo quanto aos papéis e funções da escola comunitária de Educação Infantil. Além disso, foram identificadas estratégias de resiliência e inovação por parte dos educadores e gestores, que, mesmo diante de limitações, buscam garantir o bem-estar das crianças e a continuidade das práticas pedagógicas, apontando a necessidade de qualificar os processos de gestão. A partir das análises, foi possível elaborar uma proposta de formação que visa contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas nas escolas comunitárias. Intitulada Concepções e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, a produção técnica apresentada assume a forma de um curso de formação continuada destinado a gestores e educadores. Este estudo pode contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas e de gestão nas escolas comunitárias e oferece uma reflexão sobre o papel dessas instituições no contexto educacional de Porto Alegre.; |
Abstract |
The research entitled "Perspectives of Living in a Kindergarten School: Pedagogical Practices of a Community School", developed in the Professional Master's Degree in Educational Management, aims to understand how pedagogical practices are produced in a community Kindergarten School in Porto Alegre. The methodological approach adopted is qualitative, with a case study, which emerges as a significant tool for a deeper and more comprehensive understanding of specific phenomena within the school environment. The instruments for producing data were observation, interviews with school management, discussion groups with educators and analysis of the school's pedagogical documents. This variety of methods provided a comprehensive understanding of the reality experienced in that space, as well as its organization and the pedagogical practices under development. The research explores the dynamics of everyday school life, identifying how practices are influenced by community management and educational policies. The dissertation is based on concepts such as childhood as a cultural and historical construction (Larrosa, Kohan), children's protagonism and the integration between care and education (Malaguzzi, BNCC), the relationship between education and welfare in vulnerable contexts (Bujes), and pedagogical management and continuing education as elements to resignify pedagogical practices (Freire, Bondioli). The results indicate that, although community schools face challenges related to the training of educators and limited resources, they seek to present a pedagogical approach aligned with the needs of children and the demands of the community. However, the research highlighted the welfare-based nature present in the daily life of the institution studied; the lack of clarity regarding the roles and responsibilities of managers and educators, leading to work overload. It was also observed how the articulation between care and education, although necessary in a context of social vulnerability, often compromises pedagogical intentionality, generating tensions between organizational and pedagogical demands. These issues highlight the need to qualify management processes, especially regarding the roles and functions of the community school for early childhood education. In addition, resilience and innovation strategies were identified on the part of educators and managers, who, even in the face of limitations, seek to ensure the well-being of children and the continuity of pedagogical practices, highlighting the need to qualify management processes. Based on the analyses, it was possible to develop a training proposal that aims to contribute to the qualification of pedagogical practices in community schools. Entitled Pedagogical Concepts and Practices in Early Childhood Education, the technical production presented takes the form of a continuing education course aimed at managers and educators. This study can contribute to the redefinition of pedagogical and management practices in community schools and offers a reflection on the role of these institutions in the educational context of Porto Alegre.; |
Palavras-chave |
Educação infantil; Escolas comunitárias; Práticas pedagógicas; Rede Municipal de Porto Alegre; Early childhood education; Community schools; Pedagogical practices; Municipal Network of Porto Alegre; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-01-03; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13770; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |