Autor |
Araujo, Karlyne Sá de Carvalho Melo Félix; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0054085094028308; |
Orientador |
Silva, Luciana Maines da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5057065195398465; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Governança de rede na educação básica: desafios, benefícios e sugestões para escolas privadas; |
Resumo |
A presente dissertação investiga a aplicação da governança de rede como um
modelo de gestão eficaz nas escolas de educação básica da rede privada, com foco
na promoção da colaboração, na inovação e na equidade no ambiente educacional.
A pesquisa parte do pressuposto de que a complexidade dos desafios
contemporâneos, na educação básica, requer uma abordagem integrada, capaz de
coordenar eficientemente as interações entre diversos atores, como gestores,
professores, alunos e comunidades. Por meio de uma revisão abrangente da
literatura, o estudo analisa os principais modelos de governança de rede — incluindo
a governança compartilhada, por organização líder e por Organização Administrativa
de Rede (OAR) — e discute sua aplicabilidade e eficácia em diferentes contextos
escolares. A dissertação identifica os benefícios significativos da governança de
rede, tais como: a melhoria da qualidade educacional, flexibilidade, uso eficiente de
recursos, desenvolvimento profissional, promoção da inovação, fortalecimento das
relações comunitárias, apoio psicossocial e resiliência organizacional. No entanto,
também são apontados desafios críticos, como a complexidade de coordenação, a
necessidade de construir e manter a confiança, a desigualdade de poder e recursos,
e as barreiras culturais e organizacionais. A pesquisa é complementada por uma
análise das práticas de governança em redes educacionais brasileiras,
exemplificando como a governança de rede pode ser utilizada para enfrentar
problemas como a desigualdade de recursos e a necessidade de inovação
pedagógica. Além disso, a dissertação propõe um conjunto de práticas
fundamentadas para a implementação da governança de rede nas escolas de
educação básica, destacando a importância da governança participativa,
comunicação eficaz, formação contínua e monitoramento rigoroso. Logo, por meio
de uma pesquisa bibliográfica busca-se responder como a governança de rede pode
ser implementada nas escolas de educação básica privada para promover a
colaboração e a inovação? Assim, o estudo conclui que a governança de rede é um
modelo indispensável para a transformação da gestão educacional. A adoção desse
modelo não só melhora a qualidade do ensino, mas, também, fortalece a coesão e a
resiliência das instituições educacionais, preparando-as para enfrentar os desafios
futuros com confiança e competência. Este trabalho, portanto, contribui
significativamente para o avanço teórico e prático da governança de rede na
educação básica, oferecendo subsídios valiosos para gestores educacionais,
formuladores de políticas e pesquisadores.; |
Abstract |
This dissertation investigates the application of network governance as an effective
management model in private basic education schools, focusing on promoting
collaboration, innovation and equity in the educational environment. The research
assumes that the complexity of contemporary challenges in basic education requires
an integrated approach capable of efficiently coordinating interactions between
different actors, such as managers, teachers, students and communities. Through a
comprehensive literature review, the study analyzes the main network governance
models — including shared governance, by lead organization and by Network
Administrative Organization (NAO) and discusses their applicability and effectiveness
in different school contexts. The dissertation identifies the significant benefits of
network governance, such as: improving educational quality, flexibility, efficient use
of resources, professional development, and promotion of innovation, strengthening
community relations, psychosocial support and organizational resilience. However,
critical challenges are also highlighted, such as the complexity of coordination, the
need to build and maintain trust, inequality of power and resources, and cultural and
organizational barriers. The research is complemented by an analysis of governance
practices in Brazilian educational networks, exemplifying how network governance
can be used to address problems such as resource inequality and the need for
pedagogical innovation. In addition, the dissertation proposes a set of well-founded
practices for implementing network governance in basic education schools,
highlighting the importance of participatory governance, effective communication,
ongoing training, and rigorous monitoring. Therefore, through bibliographical
research, it seeks to answer how network governance can be implemented in private
basic education schools to promote collaboration and innovation. Thus, the study
concludes that network governance is an indispensable model for the transformation
of educational management. The adoption of this model not only improves the quality
of teaching, but also strengthens the cohesion and resilience of educational
institutions, preparing them to face future challenges with confidence and
competence. This work, therefore, contributes significantly to the theoretical and
practical advancement of network governance in basic education, offering valuable
subsidies for educational managers, policy makers, and researchers.; |
Palavras-chave |
Governança de rede; Educação básica; Rede privada de educação; Network governance; Basic education; Private education network; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-10-22; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13769; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |