Autor |
Piazza, Iara Barata Collet; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5329941094675729; |
Orientador |
Campesato, Maria Alice Gouvêa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9897979825509641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Efeitos do programa Alfabetiza+POA nas práticas de Gestão Pedagógica em turmas de alfabetização; |
Resumo |
Esta dissertação busca investigar os efeitos das formações do
Programa Alfabetiza+POA nas práticas dos gestores pedagógicos no que diz
respeito à alfabetização. Para tal, apresenta um estudo desenvolvido com
o grupo de supervisoras dos anos iniciais que, prioritariamente, também
eram as responsáveis pelas turmas de alfabetização das escolas da Rede
Municipal de Ensino de Porto Alegre. A partir de um ano de implementação
do referido Programa, esta pesquisa voltou-se à compreensão e análise de
que modo as formações e outras ações oferecidas tinham impactado na
rotina dessas gestoras. Inicialmente é apresentado um panorama nacional
com programas e políticas públicas voltadas à alfabetização e, a partir de
um recorte, a pesquisa se detém mais no programa municipal já exposto.
Como ferramenta metodológica foi utilizado o questionário estruturado. A
partir do material produzido pelas supervisoras foram elaboradas
categorias analíticas sendo elas: as atribuições do cargo de supervisora; a
profissionalização da supervisão escolar; o tempo na e para a escola; a
formação continuada e a gestão educacional e política. Para olhar para tais
categorias utilizou-se das lentes de autores que trabalham com a
supervisão escolar e suas funções e autores pós-críticos como Michel
Foucault, Stephen Ball, Viviane Klaus, Alfredo Veiga-Neto e Zygmunt
Baumann. Conclui ao final deste estudo que as supervisoras demonstraram
estar mais cientes de suas atribuições e, portanto, mais comprometidas
com seu grupo de professores. Em função disso a sensação de celeridade
na passagem do tempo na contemporaneidade, causa angústia por não
permitir que sejam executadas todas as ações que elas gostariam,
sobretudo, aquelas que envolvem a formação continuada. Derivado deste
mestrado profissional foi elaborado um produto direcionado aos
supervisores que consiste em um percurso formativo visando auxiliar na
formação dos professores em suas diferentes etapas profissionais. Tal
material foi estruturado a partir dos estudos de António Nóvoa sobre a
profissionalização docente e considera quatro percursos formativos focando em diferentes dimensões da carreira profissional de um(a)
professor(a).; |
Abstract |
This Dissertation seeks to investigate the effects of the
Alfabetiza+POA Program training on the practices of pedagogical managers
with regard to literacy. To this end, it presents a study developed with a
group of supervisors from the initial years who, primarily, were also
responsible for the literacy classes at schools in the Municipal Education
Network of Porto Alegre. After a year of implementation of the
aforementioned Program, this research focused on understanding and
analyzing how the training and other actions offered had impacted the
routine of these managers. Initially, a national panorama is presented with
programs and public policies aimed at literacy and, from a perspective, the
research focuses more on the municipal program already exposed. The
structured questionnaire was used as a methodological tool. Based on the
supervisors' statements, analytical categories were created, namely: the
duties of the supervisor's position; the professionalization of school
supervision; time to and from school; continuing training and educational
and political management. To look at such categories, we used the lenses
of authors who work with school supervision and its functions and postcritical authors such as Michel Foucault, Stephen Ball, Viviane Klaus,
Alfredo Veiga-Neto and Zygmunt Baumann. At the end of this study, I
concluded that the supervisors demonstrated that they were more aware
of their duties and, therefore, more committed to their group of teachers.
As a result, the feeling of speed in the passage of time in contemporary
times causes anguish as it does not allow all the actions they would like to
be carried out, especially those that involve continued training. Derived
from this professional master's degree, a product aimed at supervisors was
created, consisting of a training path aimed at assisting in the training of
teachers in their different professional stages. This material was structured
based on António Nóvoa's studies on teacher professionalization and
considers four training paths focusing on different dimensions of a
teacher's professional career.; |
Palavras-chave |
Supervisão escolar; Alfabetização; Práticas de Gestão Educacional; Racionalidade neoliberal; School supervision; Literacy; Educational management practices; Neoliberal rationality; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-27; |
Agência de fomento |
Secretaria de Educação de Porto Alegre; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13768; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |