RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Entre heranças e rupturas: revisitando princípios e concepções de formação humana nas práticas curriculares

Mostrar registro simples

Autor Machado, Viviane de Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6974199758183139;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Entre heranças e rupturas: revisitando princípios e concepções de formação humana nas práticas curriculares;
Resumo O presente estudo aborda o tema da formação humana nas práticas curriculares docentes desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública municipal de São Leopoldo. A pesquisa teve como objetivo compreender os princípios e concepções de formação humana que orientam as práticas curriculares docentes. A metodologia da pesquisa-formação (Josso, 2007, 2010) foi utilizada para conduzir os docentes durante processos de reconstrução de si e de sua trajetória formativa, através de narrativas orais e escritas. Por meio de encontros inspirados pela cosmovisão africana, organizados a partir da simbologia Adinkra, os docentes puderam refletir, individual e coletivamente, sobre os princípios e concepções de formação humana, reconhecendo as diferentes influências que se manifestam nas suas práticas curriculares. Utilizando análise documental, o estudo analisou os reflexos práticos de duas políticas curriculares que se mostram divergentes em relação ao projeto de formação humana: a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), representando uma política de padronização, alinhada aos pressupostos do neoliberalismo educacional; e o Documento Orientador do Território do Currículo de São Leopoldo - DOCT-SL (São Leopoldo, 2021), que se declara uma política de base freireana, assumindo um papel de resistência frente às imposições neoliberais na educação. A fundamentação teórica teve como principais autores Charlot (2020); Freire (1987, 1996) e Nóvoa (2022), articulando suas ideias, através das categorias teóricas formação humana, políticas e práticas curriculares, aos escritos de Apple (2001, 2017); Arroyo (1999); Ball; Maguirre e Braun (2016); Biesta (2012, 2018); Dalbosco (2021); Dal’Igna (2023); Fritsch (2017); Laval e Vergne (2021); Leite e Fernandes (2010); Morin (2000, 2005) entre outros. Verificou-se que as práticas curriculares são organizadas a partir de princípios e concepções de formação humana que os docentes construíram ao longo de sua trajetória formativa, havendo pouca reflexão crítica e discussão coletiva sobre as políticas e demais elementos que neles interferem. O estudo identificou a presença de discursos e práticas contraditórias e incoerentes, em que discursos relacionados às teorias críticas e progressistas, com presença marcante das ideias freireanas, foram confrontados pela predominância de práticas curriculares conservadoras alinhadas ao projeto neoliberal. Apesar disso, verificou-se que os docentes reconhecem tais contradições, bem como as necessidades de mudança nas práticas, porém, tal reconhecimento em si, não é suficiente para mobilizar as transformações necessárias, já que existem muitos fatores envolvidos, incluindo questões internas ao próprio docente e todo processo de construção da sua pessoalidade e profissionalidade (Nóvoa, 2009). As pressões das políticas curriculares de padronização, performatividade e responsabilização, e as cobranças da sociedade, somadas às influências de uma trajetória formativa fortemente marcada por práticas conservadoras e/ou tradicionais, exigem dos docentes um movimento constante de reflexão e afirmação do que acreditam, junto aos colegas, no contexto da escola. Tal movimento reclama a construção de uma cultura de colegialidade e de outra institucionalidade na formação inicial e continuada (Nóvoa, 2009). A pesquisa-formação mostrou-se um potente recurso metodológico no sentido de provocar reflexões profundas sobre o fazer docente e sobre os princípios e concepções que norteiam as práticas curriculares. Tais reflexões e tomadas de consciência, em movimento espiral individual e coletivo, são imprescindíveis para um debate sobre a educação contemporânea como um bem público e um bem comum (Nóvoa, 2022), conduzindo a formação humana a partir dos princípios da solidariedade e da democracia.;
Abstract This study deals with the theme of human formation in the curricular practices of teachers in the final years of school at a municipal public school in São Leopoldo. The aim of the research is to understand the principles and conceptions of human formation that guide teaching curricular practices. The research-formation methodology (Josso, 2007, 2010) was used to lead the teachers through processes of reconstructing themselves and their formative trajectory, through oral and written narratives. Through meetings inspired by the African worldview, organized based on Adinkra symbolism, the teachers were able to reflect, individually and collectively, on the principles and conceptions of human formation, recognizing the different influences that manifest themselves in their curricular practices. For contextualization purposes, the study analyzed the effects on curricular practices of two curricular policies that are divergent in relation to the human formation project: the BNCC (Brazil, 2018), which represents a standardization policy, aligned with the assumptions of educational neoliberalism, and the DOCT-SL (São Leopoldo, 2021), which declares itself to be a Freirean-based policy, assuming a role of resistance in the face of neoliberal impositions in education. Charlot (2020); Freire (1987, 1996) and Nóvoa (2022) were the main authors of the theoretical foundation, articulating their ideas through the theoretical categories of human formation, policies and curricular practices, and the writings of Apple (2001, 2017); Arroyo (1999); Ball; Maguirre and Braun (2016); Biesta (2012, 2018); Dalbosco (2021); Dal'Igna (2023); Fritsch (2017); Laval and Vergne (2021); Leite and Fernandes (2010); Morin (2000, 2005) among others. It was found that curricular practices are organized based on principles and conceptions of human formation that teachers have built up over the course of their training, with little critical reflection and collective discussion about policies and other elements that interfere with them. The study identified the presence of contradictory and incoherent discourses and practices, in which discourses related to critical and progressive theories, with a strong presence of Freirean ideas, were confronted by the predominance of conservative curricular practices aligned with the neoliberal project. Despite this, it was found that the teachers recognize these contradictions, as well as the need to change their practices, but this recognition in itself is not enough to mobilize the necessary transformations, since there are many factors involved, including issues internal to the teachers themselves and the whole process of building their personalities and professionalism (Nóvoa, 2009). The pressures of curricular policies of standardization, performativity and accountability, and the demands of society, added to the influences of a formative trajectory strongly marked by conservative and/or traditional practices, require teachers to constantly reflect and affirm what they believe, together with their colleagues, in the context of the school. This movement calls for the construction of a culture of collegiality and another institutionality in initial and continuing training (Nóvoa, 2009). Research and training proved to be a powerful methodological resource for provoking in-depth reflections on teaching and on the principles and conceptions that guide curricular practices. Such reflections and awareness-raising, in an individual and collective spiral movement, are essential for a debate on contemporary education as a public good and a common good (Nóvoa, 2022), leading to human formation based on the principles of solidarity and democracy.;
Palavras-chave Formação humana; Princípios e concepções curriculares; Práticas curriculares docentes; Políticas curriculares; Human formation; Curricular principles and conceptions; Teaching curricular practices; Curricular policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-03-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13732;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística