Autor |
Machado, Viviane de Oliveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6974199758183139; |
Orientador |
Fritsch, Rosangela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Entre heranças e rupturas: revisitando princípios e concepções de formação humana nas práticas curriculares; |
Resumo |
O presente estudo aborda o tema da formação humana nas práticas curriculares
docentes desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da
rede pública municipal de São Leopoldo. A pesquisa teve como objetivo
compreender os princípios e concepções de formação humana que orientam as
práticas curriculares docentes. A metodologia da pesquisa-formação (Josso, 2007,
2010) foi utilizada para conduzir os docentes durante processos de reconstrução de
si e de sua trajetória formativa, através de narrativas orais e escritas. Por meio de
encontros inspirados pela cosmovisão africana, organizados a partir da simbologia
Adinkra, os docentes puderam refletir, individual e coletivamente, sobre os princípios
e concepções de formação humana, reconhecendo as diferentes influências que se
manifestam nas suas práticas curriculares. Utilizando análise documental, o estudo
analisou os reflexos práticos de duas políticas curriculares que se mostram
divergentes em relação ao projeto de formação humana: a Base Nacional Comum
Curricular - BNCC (Brasil, 2018), representando uma política de padronização,
alinhada aos pressupostos do neoliberalismo educacional; e o Documento
Orientador do Território do Currículo de São Leopoldo - DOCT-SL (São Leopoldo,
2021), que se declara uma política de base freireana, assumindo um papel de
resistência frente às imposições neoliberais na educação. A fundamentação teórica
teve como principais autores Charlot (2020); Freire (1987, 1996) e Nóvoa (2022),
articulando suas ideias, através das categorias teóricas formação humana, políticas
e práticas curriculares, aos escritos de Apple (2001, 2017); Arroyo (1999); Ball;
Maguirre e Braun (2016); Biesta (2012, 2018); Dalbosco (2021); Dal’Igna (2023);
Fritsch (2017); Laval e Vergne (2021); Leite e Fernandes (2010); Morin (2000, 2005)
entre outros. Verificou-se que as práticas curriculares são organizadas a partir de
princípios e concepções de formação humana que os docentes construíram ao longo
de sua trajetória formativa, havendo pouca reflexão crítica e discussão coletiva sobre
as políticas e demais elementos que neles interferem. O estudo identificou a
presença de discursos e práticas contraditórias e incoerentes, em que discursos
relacionados às teorias críticas e progressistas, com presença marcante das ideias
freireanas, foram confrontados pela predominância de práticas curriculares
conservadoras alinhadas ao projeto neoliberal. Apesar disso, verificou-se que os
docentes reconhecem tais contradições, bem como as necessidades de mudança nas práticas, porém, tal reconhecimento em si, não é suficiente para mobilizar as
transformações necessárias, já que existem muitos fatores envolvidos, incluindo
questões internas ao próprio docente e todo processo de construção da sua
pessoalidade e profissionalidade (Nóvoa, 2009). As pressões das políticas
curriculares de padronização, performatividade e responsabilização, e as cobranças
da sociedade, somadas às influências de uma trajetória formativa fortemente
marcada por práticas conservadoras e/ou tradicionais, exigem dos docentes um
movimento constante de reflexão e afirmação do que acreditam, junto aos colegas,
no contexto da escola. Tal movimento reclama a construção de uma cultura de
colegialidade e de outra institucionalidade na formação inicial e continuada (Nóvoa,
2009). A pesquisa-formação mostrou-se um potente recurso metodológico no
sentido de provocar reflexões profundas sobre o fazer docente e sobre os princípios
e concepções que norteiam as práticas curriculares. Tais reflexões e tomadas de
consciência, em movimento espiral individual e coletivo, são imprescindíveis para um
debate sobre a educação contemporânea como um bem público e um bem comum
(Nóvoa, 2022), conduzindo a formação humana a partir dos princípios da
solidariedade e da democracia.; |
Abstract |
This study deals with the theme of human formation in the curricular practices of
teachers in the final years of school at a municipal public school in São Leopoldo.
The aim of the research is to understand the principles and conceptions of human
formation that guide teaching curricular practices. The research-formation
methodology (Josso, 2007, 2010) was used to lead the teachers through processes
of reconstructing themselves and their formative trajectory, through oral and written
narratives. Through meetings inspired by the African worldview, organized based on
Adinkra symbolism, the teachers were able to reflect, individually and collectively, on
the principles and conceptions of human formation, recognizing the different
influences that manifest themselves in their curricular practices. For contextualization
purposes, the study analyzed the effects on curricular practices of two curricular
policies that are divergent in relation to the human formation project: the BNCC
(Brazil, 2018), which represents a standardization policy, aligned with the
assumptions of educational neoliberalism, and the DOCT-SL (São Leopoldo, 2021),
which declares itself to be a Freirean-based policy, assuming a role of resistance in
the face of neoliberal impositions in education. Charlot (2020); Freire (1987, 1996)
and Nóvoa (2022) were the main authors of the theoretical foundation, articulating
their ideas through the theoretical categories of human formation, policies and
curricular practices, and the writings of Apple (2001, 2017); Arroyo (1999); Ball;
Maguirre and Braun (2016); Biesta (2012, 2018); Dalbosco (2021); Dal'Igna (2023);
Fritsch (2017); Laval and Vergne (2021); Leite and Fernandes (2010); Morin (2000,
2005) among others. It was found that curricular practices are organized based on
principles and conceptions of human formation that teachers have built up over the
course of their training, with little critical reflection and collective discussion about
policies and other elements that interfere with them. The study identified the
presence of contradictory and incoherent discourses and practices, in which
discourses related to critical and progressive theories, with a strong presence of
Freirean ideas, were confronted by the predominance of conservative curricular
practices aligned with the neoliberal project. Despite this, it was found that the
teachers recognize these contradictions, as well as the need to change their
practices, but this recognition in itself is not enough to mobilize the necessary transformations, since there are many factors involved, including issues internal to
the teachers themselves and the whole process of building their personalities and
professionalism (Nóvoa, 2009). The pressures of curricular policies of
standardization, performativity and accountability, and the demands of society, added
to the influences of a formative trajectory strongly marked by conservative and/or
traditional practices, require teachers to constantly reflect and affirm what they
believe, together with their colleagues, in the context of the school. This movement
calls for the construction of a culture of collegiality and another institutionality in initial
and continuing training (Nóvoa, 2009). Research and training proved to be a
powerful methodological resource for provoking in-depth reflections on teaching and
on the principles and conceptions that guide curricular practices. Such reflections
and awareness-raising, in an individual and collective spiral movement, are essential
for a debate on contemporary education as a public good and a common good
(Nóvoa, 2022), leading to human formation based on the principles of solidarity and
democracy.; |
Palavras-chave |
Formação humana; Princípios e concepções curriculares; Práticas curriculares docentes; Políticas curriculares; Human formation; Curricular principles and conceptions; Teaching curricular practices; Curricular policies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-21; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13732; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |