Resumo |
Nesta tese, investiguei possibilidades educativas envolvendo uma cidade “torta, aberta e
modesta”, que a defino tendo como inspiração a descrição do sociólogo Richard Sennett em sua obra Construir e Habitar: ética para uma cidade aberta. Professoras da Educação Básica participaram de uma pesquisa formativa em um laboratório de docências contemporâneas, tomando a cidade como um objeto de estudo a partir de conceitos e ferramentas dos Estudos Urbanos. Abordei a temática da educação e das cidades em seus diferentes aspectos, demonstrando que essa questão tem mobilizado esforços nos estudos filosóficos, sociológicos, políticos e urbanísticos, mas que requer estudos pedagógicos e evidenciando a importância do professor na construção de uma cidade onde o espaço físico seja construído em consonância com os modos de vida do bem estar coletivo. Para produzir e analisar dados, desenvolvi uma pesquisa formativa em um laboratório de docências contemporâneas voltado para estudos de ferramentas e conceitos da área da ciência dos Estudos Urbanos para as professoras da
Educação Básica da Cidade de Charqueadas (RS), para por meio da cartografia descrever e analisar a constituição das propostas educativas envolvendo a cidade que foram desenvolvidas pelas professoras da Educação Básica ao explorarem as formas urbanas de Charqueadas (RS) como objeto de estudo. O LABDOC - Cidade de Charqueadas foi um espaço empírico de experimentação que, mediante realização de experimentos e estudos coletivos, oportunizou a pesquisa por intermédio de experiências coformativas e colaborativas, com compartilhamento dos saberes e conhecimentos. A produção docente feita em laboratório foi acompanhada e analisada de uma forma cartográfica e as possibilidades educativas envolvendo a cidade constituídas a partir do produto analítico foram descritas e apresentadas tendo como inspiração as cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. Os resultados me deram sustentação para concluir que uma formação de professores realizada em laboratório de forma participativa e
colaborativa, e pautada em conceitos e ferramentas dos Estudos Urbanos para analisar os espaços físicos e os modos de vida da cidade como objetos de estudos, oferece ferramentas que potencializam o exercício de uma docência comprometida com o desenvolvimento da criticidade sobre a cidade e com os desejos e as necessidades sociais e urbanas dos alunos.; |
Abstract |
In this thesis, I investigated educational possibilities involving a “crooked, open and modest” city, which I define as inspired by the description by sociologist Richard Sennett in his work Building and Living: Ethics for an Open City. Basic Education teachers participated in a formative research project in a contemporary teaching laboratory, taking the city as an object of study through concepts and tools from Urban Studies. I approached the theme of education and cities in its different aspects, demonstrating that this issue has mobilized efforts in philosophical, sociological, political, and urban studies, but still requires pedagogical approaches and emphasizing the importance of the teacher in building a city where physical space is constructed in harmony with collective well-being and ways of life. To produce and analyze data, I developed a formative research project in a laboratory of contemporary teaching practices, aimed at studying tools and concepts from the field of Urban Studies with Basic Education teachers from the city of Charqueadas (RS), to describe and analyze, through cartography, the constitution of educational proposals involving the city, developed by these teachers as they explored the urban forms of Charqueadas (RS) as an object of study. The LABDOC – City of Charqueadas served as an empirical space for experimentation, where collective experiments and studies enabled the research through co-formative and
collaborative experiences, with the sharing of knowledge and expertise. The teaching work
produced in the laboratory was followed and analyzed through a cartographic lens and the
educational possibilities involving the city, as shaped by the analytical outcomes, were
described and presented with inspiration from Invisible Cities by Italo Calvino. The results
supported my conclusion that a teacher education conducted in a participatory and
collaborative laboratory setting, grounded in Urban Studies concepts and tools for analyzing physical spaces and city life as an object of study, provides resources that enhance a teaching practice committed to developing critical awareness of the city and addressing the social and urban needs and desires of students.; En esta tesis investigué las posibilidades educativas en torno a una ciudad “torcida, abierta y
modesta”, que defino como inspirada en la descripción del sociólogo Richard Sennett en su
obra Construir y vivir: ética para una ciudad abierta. Profesoras de Educación Básica
participaron en una investigación formativa en un laboratorio de docencias contemporáneas,
tomando la ciudad como objeto de estudio a partir de conceptos y herramientas de los
Estudios Urbanos. Abordé la temática de la educación y las ciudades en sus diferentes
aspectos, demostrando que esta cuestión ha movilizado esfuerzos en los estudios filosóficos,
sociológicos, políticos y urbanísticos, pero que requiere estudios pedagógicos, evidenciando
la importancia del profesor en la construcción de una ciudad donde el espacio físico sea
construido en consonancia con los modos de vida y el bienestar colectivo. Para producir y
analizar datos, desarrollé una investigación formativa en un laboratorio de docencias
contemporáneas orientado al estudio de herramientas y conceptos del área de la ciencia de los
Estudios Urbanos, destinada a las profesoras de Educación Básica de la ciudad de
Charqueadas (RS), para que, a través de la cartografía, describieran y analizaran la
constitución de propuestas educativas que involucraran la ciudad, desarrolladas por las
profesoras al explorar las formas urbanas de Charqueadas (RS) como objeto de estudio. El
LABDOC - Ciudad de Charqueadas fue un espacio empírico de experimentación que,
mediante la realización de experimentos y estudios colectivos, posibilitó la investigación a
través de experiencias coformativas y colaborativas, con el intercambio de saberes y
conocimientos. La producción docente realizada en el laboratorio fue acompañada y analizada
de forma cartográfica, y las posibilidades educativas que involucraban a la ciudad,
constituidas a partir del producto analítico, fueron descritas y presentadas tomando como
inspiración Las ciudades invisibles de Ítalo Calvino. Los resultados me dieron sustento para
concluir que una formación docente realizada en laboratorio, de forma participativa y
colaborativa, y basada en conceptos y herramientas de los Estudios Urbanos para analizar los
espacios físicos y modos de vida de la ciudad como objeto de estudio, ofrece herramientas
que potencian el ejercicio de una docencia comprometida con el desarrollo de la criticidad
sobre la ciudad y con los deseos y necesidades sociales y urbanas del alumnado.; |