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Gestão democrática e o provimento de cargos: a participação na escolha de gestores em escolas municipais de uma rede de ensino

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Autor Gonçalves, Mellany Canabarro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7646398261269072;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão democrática e o provimento de cargos: a participação na escolha de gestores em escolas municipais de uma rede de ensino;
Resumo Esse trabalho é resultado de uma pesquisa acadêmica para obtenção do título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Tem como foco a gestão democrática e o modo como ocorre o provimento dos cargos de direção em escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo/RS, com ênfase na participação da comunidade escolar nesse processo. O referencial teórico é composto por 4 categorias: Democracia, Democracia e Gestão democrática na Educação, Materialismo Histórico e Provimento do cargo de Gestor Escolar e a Gestão Democrática. A investigação foi realizada na rede municipal de ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, buscando compreender como se concretiza a escolha de gestores e como as práticas democráticas se manifestam no cotidiano escolar. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimentos a análise de documentos oficiais que regulamentam a escolha das equipes diretivas, bem como entrevistas com duas diretoras e duas professoras da rede. Os resultados mostram que, embora o município possua normativas que regulamentam a eleição direta de diretores, ainda existem lacunas entre o que está previsto na legislação e o que acontece na prática. Em algumas escolas, a comunidade escolar participa de forma efetiva nas decisões; em outras, essa participação é limitada, especialmente no que diz respeito às famílias. Também foi possível perceber que, mesmo com avanços, como a valorização da escuta e a atuação dos conselhos escolares, persistem desafios relacionados ao tempo, à burocracia e à mobilização das famílias. A pesquisa aponta, assim, para a importância de fortalecer práticas que promovam o diálogo, a corresponsabilidade e a construção coletiva da gestão escolar, indo além do ato eleitoral e consolidando, de fato, uma cultura democrática na escola pública.;
Abstract This work is the result of an academic research project submitted in partial fulfillment of the requirements for the Master’s Degree in Education at the Graduate Program in Education at Unisinos. It focuses on democratic management and the process of appointing school leadership positions in public schools, with an emphasis on community participation in this process. The theoretical framework is organized into four categories: Democracy, Democracy and Democratic Management in Education, Historical Materialism, and the Provision of the School Management Position and Democratic Management. The research was conducted in the municipal education system of São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, seeking to understand how school leaders are selected and how democratic practices are manifested in everyday school life. A qualitative approach was adopted, combining the analysis of official documents regulating the selection of school leadership teams with interviews conducted with two school principals and two teachers. The results show that, although the municipality has regulations in place for the direct election of principals, there are still gaps between what is stated in the legislation and what occurs in practice. In some schools, the school community participates effectively in decision-making; in others, participation remains limited, particularly among families. Despite some progress — such as valuing open dialogue and the role of school councils — challenges persist, especially those related to time constraints, bureaucracy, and community engagement. The findings highlight the importance of strengthening practices that promote dialogue, shared responsibility, and the collective construction of school management, going beyond the electoral act and working toward the consolidation of a truly democratic culture in public education.;
Palavras-chave Gestão democrática; Eleição de diretores; Participação; Escola pública; Provimento de cargos; Democratic management; Principal election; Participation; Public school; School leadership provision;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-07-11;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13720;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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