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Explorando as imagens videojográficas: os contágios tecnoculturais dos filtros jogáveis da plataforma TikTok

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Autor Dietrich, Carolina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5373099675365444;
Orientador Bittencourt, João Ricardo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9221321629502312;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Explorando as imagens videojográficas: os contágios tecnoculturais dos filtros jogáveis da plataforma TikTok;
Resumo Esta pesquisa visa teorizar e compreender os contágios emergentes do jogar no TikTok, oferecendo insights sobre a autenticação das técnicas e percepções das imagens videojográficas (Bittencourt, 2018) nos filtros jogáveis. Partindo de uma análise das dimensões do audiovisual propostas por Kilpp (2010), o estudo busca estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento da investigação, autenticando as audiovisualidades do objeto. A pesquisa utiliza o método das imagens videojográficas de Bittencourt (2018) para desmembrar os filtros jogáveis (objeto de estudo) em suas camadas maquínica, audiovisual e lúdica, explorando os contágios temporais e técnicos presentes nos filtros jogáveis. Por meio da arqueologia da mídia, busca-se reconstruir e compreender os rastros tecnoculturais, traçando o desenvolvimento das técnicas de imagens até os filtros jogáveis e identificando pontos de virada relevantes. Para a coleta e análise dos dados, adota-se uma abordagem cartográfica, combinada com o agir arqueológico (Fischer, 2015), que permite registrar e autenticar as camadas de contágio presentes nas imagens produzidas pelo TikTok. Por fim, a metodologia das molduras de Kilpp (2010) é empregada para analisar e descrever as diferentes camadas e molduramentos de elementos presentes nas imagens, considerando suas especificidades técnicas, estéticas, culturais e comunicacionais. Por meio desses construtos direcionados, a pesquisa busca responder à pergunta e aos objetivos estabelecidos, contribuindo para uma compreensão mais ampla dos contágios do jogar no TikTok e suas implicações na cultura do software computacional e na produção de imagens videojográficas.;
Abstract This research aims to theorize and comprehend the emerging contagions of play on TikTok, providing insights into the authentication of techniques and perceptions of videogamegraphics images (Bittencourt, 2018) in playable filters. Beginning with an analysis of the dimensions of audiovisual proposed by Kilpp (2010), the study seeks to establish a solid foundation for the development of investigation, authenticating the audiovisual aspects of the object. The research utilizes Bittencourt's method of videogamegraphics images (2018) to dissect playable filters (the object of study) into their machinic, audiovisual, and ludic layers, exploring the temporal and technical contagions present in playable filters. Through media archaeology, the aim is to reconstruct and understand the techno-cultural traces, tracing the development of image techniques to playable filters and identifying relevant turning points. For data collection and analysis, a cartographic approach is adopted, combined with archaeological action (Fischer, 2015), allowing for the registration and authentication of the layers of contagion present in images produced by TikTok. Finally, Kilpp's framework methodology (2010) is employed to analyze and describe the different layers and framing of elements present in the images, considering their technical, aesthetic, cultural, and communicative specificities. Through these directed constructs, the research seeks to address the question and established objectives, contributing to a broader understanding of the contagions of play on TikTok and their implications for the culture of computational software and the production of videogamegraphics images.;
Palavras-chave Filtros jogáveis; Imagem videojográfica; Tecnocultura; Percepção; Audiovisual; Comunicação; Videogamegraphics image; Technoculture; Perception; Communication;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-06-21;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CAPES;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13697;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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