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Design para bem-estar: educação financeira para pessoas surdas

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Autor Santos, Rodrigo dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2559321960116217;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Co-orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design para bem-estar: educação financeira para pessoas surdas;
Resumo Um Sistema Produto-Serviço (SPS) está relacionado com estratégias de inovação, que têm o objetivo de mudar o foco dos negócios em projetar e vender apenas produtos físicos, para fazer o mesmo a partir de um sistema de produtos e serviços que estejam adequados para atender demandas específicas dos clientes. Esta Tese propôs a construção de um SPS no ambiente das instituições financeiras do país, amparado pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), direcionado às pessoas surdas. Tendo o design como base para a promoção de bem-estar para o público-alvo da pesquisa, essa Tese contextualizou a educação financeira ao amparo da ENEF no país e a responsabilidade das instituições financeiras na promoção de informações inclusivas e acessíveis para seus clientes. A pesquisa foi realizada em etapas, partindo de uma fase quantitativa com a aplicação de dois instrumentos de pesquisa (escala de sabedoria do consumidor e bem-estar financeiro percebido), retro traduzidos em Libras, seguida de pesquisa qualitativa com aplicação de 6 entrevistas em profundidade, um workshop de projeto e de um experimento final de validação das diretrizes. Como suporte metodológico para investigações complementares, foram explorados casos análogos que prestam atendimento a pessoas surdas, como uma cafeteria americana e uma sorveteria brasileira, além de uma empresa de ensino de finanças e uma associação de entidades do mercado financeiro. O experimento de validação das diretrizes simulou o atendimento bancário de pessoas surdas em Libras, contando com dois artefatos (brochuras com informações de produtos bancários), desenvolvidos em português e Libras para essa pesquisa. A pesquisa mostrou que um SPS construído com suporte integral à Língua Brasileira de Sinais (Libras) tende a proporcionar maior bem-estar para o público surdo nos assuntos relacionados à educação financeira e comprovou a importância e essencialidade da participação do público surdo no processo de projeto.;
Abstract A Product-Service System (PSS) is related to innovation strategies that aim to shift the focus of businesses from designing and selling only physical products to doing the same from a system of products and services that are suited to meet specific customer demands. This thesis proposed the construction of a PPS in the environment of financial institutions in Brazil, supported by the National Strategy for Financial Education (ENEF), for deaf people. Using design as the basis for promoting well-being for the research target audience, this Thesis contextualized financial education under the ENEF in the country and the responsibility of financial institutions in promoting inclusive and accessible information for their customers. The research was carried out in stages, starting with a quantitative phase with the application of two research instruments (consumer wisdom and perceived financial well-being scales), back-translated into Libras, followed by qualitative research with the application of 6 in-depth interviews, a project workshop and a final experiment to validate the guidelines. As methodological support for further research, analogous cases that provide services to deaf people were explored, such as an American coffee shop and a Brazilian ice cream shop, as well as a finance education company and an association of financial market entities. The experiment to validate the guidelines simulated banking services for deaf people in Libras, using two artifacts (brochures with information on banking products) developed in Portuguese and Libras for this research. The research demonstrated that an SPS built with full support for Brazilian Sign Language (Libras) tends to provide greater well-being for the deaf public in matters related to financial education and proved the importance and essentiality of the participation of the deaf public in the design process.;
Palavras-chave Design para bem-estar; Educação financeira; Pessoas surdas; Experiência; Inclusão; Design for well-being; Financial education; Deaf people; Experience; Inclusion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13696;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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