Resumo:
Um Sistema Produto-Serviço (SPS) está relacionado com estratégias de inovação, que têm o objetivo de mudar o foco dos negócios em projetar e vender apenas produtos físicos, para fazer o mesmo a partir de um sistema de produtos e serviços que estejam adequados para atender demandas específicas dos clientes. Esta Tese propôs a construção de um SPS no ambiente das instituições financeiras do país, amparado pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), direcionado às pessoas surdas. Tendo o design como base para a promoção de bem-estar para o público-alvo da pesquisa, essa Tese contextualizou a educação financeira ao amparo da ENEF no país e a responsabilidade das instituições financeiras na promoção de informações inclusivas e acessíveis para seus clientes. A pesquisa foi realizada em etapas, partindo de uma fase quantitativa com a aplicação de dois instrumentos de pesquisa (escala de sabedoria do consumidor e bem-estar financeiro percebido), retro traduzidos em Libras, seguida de pesquisa qualitativa com aplicação de 6 entrevistas em profundidade, um workshop de projeto e de um experimento final de validação das diretrizes. Como suporte metodológico para investigações complementares, foram explorados casos análogos que prestam atendimento a pessoas surdas, como uma cafeteria americana e uma sorveteria brasileira, além de uma empresa de ensino de finanças e uma associação de entidades do mercado financeiro. O experimento de validação das diretrizes simulou o atendimento bancário de pessoas surdas em Libras, contando com dois artefatos (brochuras com informações de produtos bancários), desenvolvidos em português e Libras para essa pesquisa. A pesquisa mostrou que um SPS construído com suporte integral à Língua Brasileira de Sinais (Libras) tende a proporcionar maior bem-estar para o público surdo nos assuntos relacionados à educação financeira e comprovou a importância e essencialidade da participação do público surdo no processo de projeto.