RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Tekohá: um ambiente virtual para o ensino da história das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

Autor Martins Júnior, Renato da Veiga;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1554706972592941;
Orientador Souza, Vinicius Costa de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5276067198054143;
Co-orientador Oliveira, Kleinner Silva Farias de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2582456631204400;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Tekohá: um ambiente virtual para o ensino da história das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul;
Resumo A Realidade Virtual (RV) é definida como uma tecnologia que cria ambientes digitais tridimensionais que requer imersão física e estimulação sensorial, é interativa e pode transportar mentalmente o usuário para outro lugar. É uma tecnologia computacional que tem crescido de diversas formas, sendo cada vez mais utilizada em diferentes contextos. Inúmeros estudos sobre o uso da RV na educação de adultos têm produzido resultados positivos, proporcionando aos alunos um contexto autêntico onde eles podem desenvolver seu escopo de aprendizagem, visualizar situações e conceitos de forma única, aumentar o tempo na tarefa e o prazer de aprender, aumentar a motivação, aprofundar o aprendizado e melhorar a retenção a longo prazo. No entanto, pouco se sabe sobre o uso da RV na educação de crianças, mas os poucos resultados já obtidos apontam para um potencial estimulante. Nesse trabalho, uma revisão sistemática sobre o uso de RV na educação de crianças foi realizada e um projeto para o uso de RV como apoio ao ensino de história foi desenvolvido. Um ambiente virtual, chamado Tekohá, foi especialmente concebido para a utilização de crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. O ambiente virtual apresenta aos estudantes como era e como funcionava a Missão Jesuítica Guarani, hoje ruínas em São Miguel das Missões no Rio Grande de Sul/Brasil, consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO e parte das necessidades curriculares do Ensino Fundamental. Para a avaliação, um experimento controlado com 130 alunos de uma escola privada de Porto Alegre foi conduzido. Os resultados indicam que o ambiente virtual Tekohá é fácil e divertido de usar e que o uso de RV motiva e engaja os alunos no processo de aprendizagem, possibilitando sensação de presença em situações do passado de forma imersiva e realista. Quanto a aprendizagem, foi possível confirmar estatisticamente que o grupo que usou o Tekohá obteve melhor desempenho na prova de conhecimentos sobre a Missão Jesuítica de São Miguel Arcanjo.;
Abstract Virtual Reality (VR) is defined as a technology that creates three-dimensional digital environments that require physical immersion and sensory stimulation, are interactive, and can mentally transport the user to another place. It is a computational technology that has grown in many forms, being increasingly used in different contexts. Numerous studies on the use of VR in adult education have produced positive results, providing students with an authentic context where they can develop their scope of learning, visualize situations and concepts in a unique way, increase time on task and enjoyment of learning, increase motivation, deepen learning, and improve long-term retention. However, little is known about the use of VR in children’s education, but the few results already obtained point to its stimulating potential. In this work, a systematic review on the use of VR in children’s education was carried out and a project for the use of VR to support history teaching was developed. A virtual environment, called Tekohá, was specially designed for use by children in the fourth and fifth grades of Elementary School. The virtual environment presents students with an introduction to the Guarani Jesuit Mission, now ruins in São Miguel das Missões in Rio Grande do Sul/Brazil, considered a UNESCO World Heritage Site and part of the curricular requirements for Elementary School. For the evaluation, a controlled experiment with 130 students from a private school in Porto Alegre was conducted. The results indicate that the Tekohá virtual environment is easy and fun to use and that the use of VR motivates and engages students in the learning process, enabling a sense of presence in situations from the past in an immersive and realistic way. Regarding learning, it was possible to statistically confirm that the group that used Tekohá performed better in the knowledge test about the Jesuit Mission of São Miguel Arcanjo.;
Palavras-chave Realidade virtual; Tecnologia educacional; Educação de crianças; História; Missões jesuíticas; Virtual reality; Children’s education; Educational technology; History; Jesuitic missions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13694;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística