Resumo:
A Realidade Virtual (RV) é definida como uma tecnologia que cria ambientes digitais tridimensionais que requer imersão física e estimulação sensorial, é interativa e pode transportar mentalmente o usuário para outro lugar. É uma tecnologia computacional que tem crescido de diversas formas, sendo cada vez mais utilizada em diferentes contextos. Inúmeros estudos sobre o uso da RV na educação de adultos têm produzido resultados positivos, proporcionando aos alunos um contexto autêntico onde eles podem desenvolver seu escopo de aprendizagem, visualizar situações e conceitos de forma única, aumentar o tempo na tarefa e o prazer de aprender, aumentar a motivação, aprofundar o aprendizado e melhorar a retenção a longo prazo. No entanto, pouco se sabe sobre o uso da RV na educação de crianças, mas os poucos resultados já
obtidos apontam para um potencial estimulante. Nesse trabalho, uma revisão sistemática sobre o uso de RV na educação de crianças foi realizada e um projeto para o uso de RV como apoio ao ensino de história foi desenvolvido. Um ambiente virtual, chamado Tekohá, foi especialmente concebido para a utilização de crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. O ambiente virtual apresenta aos estudantes como era e como funcionava a Missão Jesuítica Guarani, hoje ruínas em São Miguel das Missões no Rio Grande de Sul/Brasil, consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO e parte das necessidades curriculares do Ensino Fundamental. Para a avaliação, um experimento controlado com 130 alunos de uma escola privada de Porto Alegre foi conduzido. Os resultados indicam que o ambiente virtual Tekohá é fácil e divertido de usar e que o uso de RV motiva e engaja os alunos no processo de aprendizagem, possibilitando
sensação de presença em situações do passado de forma imersiva e realista. Quanto a aprendizagem, foi possível confirmar estatisticamente que o grupo que usou o Tekohá obteve melhor desempenho na prova de conhecimentos sobre a Missão Jesuítica de São Miguel Arcanjo.