Autor |
Albuquerque, Naiara Teles de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9249148239190731; |
Orientador |
Henn, Ronaldo Cesar; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5890836961761762; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Fact checking e desinformação de gênero nas eleições presidenciais de 2022: a atuação da agência Lupa no Instagram; |
Resumo |
A desinformação de gênero, conceito que nasceu no bojo dos estudos de desinformação e comunicação, tem sido amplamente utilizada pela ala conservadora brasileira como tática política para disseminar, em larga escala, mentiras sobre mulheres e minorias. Nos últimos anos, essa forma de desinformação pôde ser identificada no discurso de políticos como o do ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos responsáveis por levar adiante o que foi designado como 'ideologia de gênero', que se converteu em exemplo clássico desta categoria. Diante disso, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo categorizar, com inspiração na análise de conteúdo e na desinformação de gênero, as checagens feitas pela agência Lupa no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 em seu perfil do Instagram. A partir daí, categorizamos tematicamente os assuntos e delimitamos os sentidos produzidos no processo desinformativo, destacando, para análise quantitativa, aqueles vinculados à desinformação de gênero. A Lupa não possui nenhum manual específico para sua cobertura nesses temas, nem realizou prebunking de postagens no Instagram - apesar disso, o veículo realiza uma série de parcerias e presença em eventos com setores da sociedade em educação midiática. Entre os achados desta pesquisa, destaca-se a importância da imagem nas checagens para os usuários que acompanham a página e como muitos deles, a partir de seus comentários, aparenta já ter uma agenda prévia e estabelecida.; |
Abstract |
Gendered disinformation, a concept that emerged within the broader field of disinformation
and communication studies, has been widely used by the Brazilian conservative wing as a
political strategy to disseminate large-scale lies about women and minorities. In recent years, this form of disinformation has been identified in the discourse of politicians such as former president Jair Bolsonaro, one of the key figures responsible for promoting what has been labeled as “gender ideology,” which has become a classic example of this category. In light of this, the present work aims to identify, drawing from content analysis and the concept of gendered disinformation, the fact-checks conducted by the Lupa agency during the second round of the 2022 presidential elections on its Instagram profile.From this point, we thematically categorized the topics and identified the meanings produced in the
disinformation process, highlighting, for quantitative analysis, those linked to gender
disinformation. Lupa does not have a specific manual for covering these issues, nor did it
engage in prebunking posts on Instagram. Nevertheless, the outlet maintains a range of
partnerships and participates in events with sectors of society dedicated to media literacy.
Among the findings of this research, the importance of imagery in fact-checks stands out for the users who follow the page, as many of them, based on their comments, appear to already have a pre-established agenda.; |
Palavras-chave |
Jornalismo; Desinformação de gênero; Agência de checagem; Política; Eleição; Journalism; Gender disinformation; Verification agency; Policy; Election; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-12-18; |
Agência de fomento |
PROEX - Programa de Excelência Acadêmica; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13688; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |