Resumo:
A desinformação de gênero, conceito que nasceu no bojo dos estudos de desinformação e comunicação, tem sido amplamente utilizada pela ala conservadora brasileira como tática política para disseminar, em larga escala, mentiras sobre mulheres e minorias. Nos últimos anos, essa forma de desinformação pôde ser identificada no discurso de políticos como o do ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos responsáveis por levar adiante o que foi designado como 'ideologia de gênero', que se converteu em exemplo clássico desta categoria. Diante disso, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo categorizar, com inspiração na análise de conteúdo e na desinformação de gênero, as checagens feitas pela agência Lupa no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 em seu perfil do Instagram. A partir daí, categorizamos tematicamente os assuntos e delimitamos os sentidos produzidos no processo desinformativo, destacando, para análise quantitativa, aqueles vinculados à desinformação de gênero. A Lupa não possui nenhum manual específico para sua cobertura nesses temas, nem realizou prebunking de postagens no Instagram - apesar disso, o veículo realiza uma série de parcerias e presença em eventos com setores da sociedade em educação midiática. Entre os achados desta pesquisa, destaca-se a importância da imagem nas checagens para os usuários que acompanham a página e como muitos deles, a partir de seus comentários, aparenta já ter uma agenda prévia e estabelecida.