Autor |
Vieira, Maritcheli de Almeida; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5133355197761756; |
Orientador |
Bonin, Jiani Adriana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Migrações e educomunicação: apropriações da temática migratória por educandos de escolas públicas de São Gabriel - RS; |
Resumo |
Esta tese teve como objetivo analisar as apropriações realizadas por educandos de escolas públicas de São Gabriel (RS) nas atividades de oficinas educomunicativas sobre a temática migratória, na perspectiva do desenvolvimento de saberes críticos vinculados à construção da cidadania intercultural. Ancorada nos pressupostos da educomunicação – especialmente nas contribuições de Paulo Freire, Simón Rodríguez e Mario Kaplún – e no conceito de cidadania comunicativa, a pesquisa fundamentou-se na metodologia da pesquisa-ação. No campo das migrações, foram incorporadas abordagens críticas que compreendem a mobilidade humana em contextos globais, com base em autores como Cogo, Sayad, Appadurai e Martín-Barbero. Para contextualizar os processos migratórios no Brasil e no Rio Grande do Sul, dialogou-se também com autores como Patarra, Seyferth, Lesser e Hobsbawm. Para concretizar o projeto educomunicativo, foram realizadas oficinas s no Colégio Tiradentes da Brigada Militar que envolveram atividades de análise crítica de conteúdos midiáticos, contextualização da mobilidade humana – com foco nas migrações senegalesa, haitiana e venezuelana, etnias presentes em São Gabriel (RS) –, relatos de migrantes, produção de fanzines e debates sobre cidadania e interculturalidade. Os principais resultados apontam para a capacidade das práticas
educomunicativas de provocar deslocamentos de olhares sobre migração e mídia, ainda que de forma parcial e processual; para o fortalecimento da autonomia comunicativa de parte dos educandos, evidenciado nas análises críticas e nas produções de autoria com sentidos próprios e da escuta intercultural, os quais são sinais de uma cidadania comunicativa em construção; para a importância da articulação entre escuta ativa, autoria midiática e problematização crítica tecnologias digitais; e para a validação de ferramentas metodológicas, como o roteiro desconstrutor de narrativas midiáticas. A pesquisa reafirma que práticas de cidadania intercultural e crítica se constroem de forma lenta, situada e atravessada por mediações escolares, familiares e midiáticas. Conclui-se que a integração entre educação crítica da mídia e educação crítica das migrações constitui um caminho potente para a formação de sujeitos mais sensíveis, reflexivos e politicamente implicados com a pluralidade e os direitos humanos.; |
Abstract |
This thesis aimed to analyze the appropriations made by students from public schools in São Gabriel (RS) during educommunicative workshops focused on migration, with the goal of developing critical knowledge linked to the construction of intercultural citizenship. Grounded in the principles of educommunication — especially the contributions of Paulo Freire, Simón Rodríguez, and Mario Kaplún — and the concept of communicative citizenship, the research was based on the methodology of action research. In the field of migration studies, critical approaches were incorporated that understand human mobility within global contexts, drawing on authors such as Cogo, Sayad, Appadurai, and Martín-Barbero. To contextualize migration processes in Brazil and in the state of Rio Grande do Sul, the study also engaged with authors such as Patarra, Seyferth, Lesser, and Hobsbawm. The workshops were held at Colégio Tiradentes da Brigada Militar and involved critical analysis of media content, contextualization of human mobility — with a focus on Senegalese, Haitian, and Venezuelan migrations, all ethnic groups present in São Gabriel (RS) —, migrant testimonies, fanzine production, and debates on citizenship and interculturality. The main findings highlight the ability of educommunicative practices to promote shifts in perspectives on migration and media, even if in a partial and ongoing manner; the strengthening of students' communicative autonomy, evidenced in their critical analyses and in their authored productions with original meanings and intercultural listening — elements that signal the emergence of communicative citizenship;
the importance of articulating active listening, media authorship, and critical reflection on
digital technologies; and the validation of methodological tools such as the deconstruction
script for media narratives. The research reaffirms that intercultural and critical citizenship
practices are built slowly, contextually, and are shaped by school, family, and media-related mediations. It concludes that the integration of critical media education with critical migration education is a powerful pathway for forming more sensitive, reflective, and politically engaged subjects committed to pluralism and human rights.; |
Palavras-chave |
Educomunicação; Migrações; Cidadania intercultural; Apropriação crítica da Mídia; Pesquisa-ação; Educommunication; Migration; Intercultural citizenship; Critical media appropriation; Action research; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-06-06; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13687; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |