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O flow e a recomendação do produto por meio de tecnologias digitais com realidade aumentada no setor do varejo digital

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Autor Dornelles, Luis Antonio Lampert;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0608343057798459;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O flow e a recomendação do produto por meio de tecnologias digitais com realidade aumentada no setor do varejo digital;
Resumo A possibilidade de experimentar um produto de forma virtual e personalizável, atribui a ferramenta AR o status de recurso estratégico, criando experiências imersivas e interativas. Empresas cientes deste impacto, investem cada vez mais em diferentes formas para atingir seu público-alvo. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar as mudanças no comportamento do consumidor no tocante a recomendação do produto após a experiência de compras. Para tal, elaborou-se uma survey visando a coleta das impressões dos respondentes após a simulação de compra de óculos Rayban. A amostragem utilizada neste estudo foi selecionada de de forma não probabilística por conveniência. Para fins de facilitar a coleta de dados, não se especificou um perfil de respondentes para a realização da manipulação do site ou o preenchimento do questionário. A população desta pesquisa foi composta por consumidores da faixa etária entre 15 a 67 anos, localizados em Porto Alegre/RS e região metropolitana. Esse grupo abrange uma ampla diversidade em termos de conhecimentos, faixa etária e experiência prévia com manipulação em sites de compras com realidade aumentada, totalizando 245 respondentes. Criou-se um modelo teórico que buscou identificar a influência do flow na moderação das relações estabelecidas entre a interação, o engajamento e a resposta comportamental – boca a boca. Como método de análise, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MME). O objetivo foi o de analisar se o nível de imersão do cliente, alterava estas relações. Por intermédio da MME, confirmou-se a relação positiva entre a nitidez do produto e engajamento / interatividade do usuário, assim como a influência destas no ato de recomendar o produto. Por outro lado, não foi possível confirmar a relação entre a necessidade de toque e engajamento / interatividade, tampouco a moderação do flow nestas relações. Apesar das limitações encontradas, os resultados indicam que o aprimoramento da nitidez do produto, aliado ao desenvolvimento de uma ferramenta intuitiva e de fácil manipulação, contribui para uma experiência mais fluida e motivadora durante a jornada de compras virtual.;
Abstract The possibility of experiencing a product in a virtual and customizable way grants AR tools the status of a strategic resource, creating immersive and interactive experiences. Companies aware of this impact increasingly invest in different ways to reach their target audience. In this context, this study aims to analyze changes in consumer behavior regarding product recommendation after the shopping experience. For this purpose, a survey was conducted to collect respondents' impressions following a simulated purchase of Ray-Ban glasses. . The sample was selected through non-probabilistic convenience sampling. To facilitate data collection, no specific respondent profile was required for interacting with the website or completing the questionnaire. The study population consisted of consumers aged between 15 and 67 years, located in Porto Alegre/RS and its metropolitan area. This group encompasses a broad diversity in terms of age, experience, and familiarity with AR-based shopping websites, totaling 245 respondents. A theoretical model was developed to identify the influence of flow in moderating the relationships established between interaction, engagement, and behavioral response – word of mouth. Structural Equation Modeling (SEM) was used as the analysis method to assess whether the customer's level of immersion altered these relationships. Through SEM, a positive relationship was confirmed between product vividness, user engagement, and interactivity, as well as their influence on product recommendation. On the other hand, the relationship between the need for touch (NFT), engagement, and interactivity, as well as flow moderation in these relationships, could not be confirmed. Despite the identified limitations, the results suggest that improving product vividness, along with the development of an intuitive and easy-to-use tool, enhances the user experience and helps maintain their motivation during the virtual shopping_journey.;
Palavras-chave Realidade Aumentada (AR); Flow; Nitidez; Necessidade de toque; Interação; Engajamento; Recomendação do produto; Augmented Reality (AR); Vividness; Need for touch; Interaction; Engagement; Product recommendation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-04-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13678;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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