Resumen:
A possibilidade de experimentar um produto de forma virtual e personalizável, atribui a ferramenta AR o status de recurso estratégico, criando experiências imersivas e interativas. Empresas cientes deste impacto, investem cada vez mais em diferentes formas para atingir seu público-alvo. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar as mudanças no comportamento do consumidor no tocante a recomendação do produto após a experiência de compras. Para tal, elaborou-se uma survey visando a coleta das impressões dos respondentes após a simulação de compra de óculos Rayban. A amostragem utilizada neste estudo foi selecionada de de forma não probabilística por conveniência. Para fins de facilitar a coleta de dados, não se especificou um perfil de respondentes para a realização da manipulação do site ou o preenchimento do questionário. A população desta pesquisa foi composta por consumidores da faixa etária entre 15 a 67 anos, localizados em Porto Alegre/RS e região metropolitana. Esse grupo abrange uma ampla diversidade em termos de conhecimentos, faixa etária e experiência prévia com manipulação em sites de compras com realidade aumentada, totalizando 245 respondentes. Criou-se um modelo teórico que buscou identificar a influência do flow na moderação das relações estabelecidas entre a interação, o engajamento e a resposta comportamental – boca a boca. Como método de análise, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MME). O objetivo foi o de analisar se o nível de imersão do cliente, alterava estas relações. Por intermédio da MME, confirmou-se a relação positiva entre a nitidez do produto e engajamento / interatividade do usuário, assim como a influência destas no ato de recomendar o produto. Por outro lado, não foi possível confirmar a relação entre a necessidade de toque e engajamento / interatividade, tampouco a moderação do flow nestas relações. Apesar das limitações encontradas, os resultados indicam que o aprimoramento da nitidez do produto, aliado ao desenvolvimento de uma ferramenta intuitiva e de fácil manipulação, contribui para uma experiência mais fluida e motivadora durante a jornada de compras virtual.