Autor |
Jesus, Anderson da Cunha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9579902871080120; |
Orientador |
Souza, Yeda Swirski de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2454662413132139; |
Co-orientador |
Parente, Ronaldo Couto; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/4674017654568180; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Knowledge flows across borders: migrant STEM workers’ personal and professional journeys; |
Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as trajetórias pessoais e profissionais de migrantes STEM influenciam a fuga de cérebros e a circulação de conhecimento. Para esse propósito, foi analisado o caso de profissionais brasileiros das áreas STEM que migraram para os Estados Unidos, utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa. Com base em dados secundários e entrevistas semiestruturadas com 41 migrantes brasileiros STEM, o estudo analisa como suas trajetórias pessoais e profissionais impactam a mobilidade de capital humano e os fluxos de conhecimento entre os EUA e o Brasil. A fuga de cérebros tem sido um problema crítico para o desenvolvimento de capital humano em países emergentes, enquanto brain circulation oferece um caminho potencial para mitigar essas perdas. Os resultados revelam que a fuga de cérebros e brain circulation não são fenômenos mutuamente excludentes, mas coexistem de forma complexa. A pesquisa também identifica quatro mecanismos de fluxos de conhecimento internacional por meio dos profissionais migrantes STEM: redes globais; laços étnicos e conexões pessoais; práticas de colaboração científica e inovadora; e comunidades de diáspora. Em diversas situações, mecanismos informais e relacionais viabilizam os fluxos de conhecimento, ainda que de maneira não institucionalizada. Como contribuição, o estudo propõe uma ampliação do entendimento teórico sobre a mobilidade de capital humano ao incorporar dimensões pessoais e relacionais, e recomenda o desenvolvimento de políticas públicas que construam “pontes” entre o Brasil e seus profissionais migrantes STEM no exterior.; |
Abstract |
This research aims to investigate how personal and professional journeys of migrant STEM workers influence brain drain and brain circulation. For this purpose, it was analyzed the case of Brazilian migrant STEM workers who have migrated to the United States (U.S.), using a qualitative research approach. Based on secondary data and semi-structured interviews with 41 Brazilian migrant STEM workers, the study analyzes how their personal and professional journeys impact human capital mobility and knowledge flows between U.S and Brazil. Brain drain has been a critical problem to the human capital development of emerging countries, whereas brain circulation offers a potential pathway to mitigate these human capital losses. The results reveal that brain drain and brain circulation are not mutually exclusive phenomena, but rather coexist in a complex manner. The research also identifies four mechanisms for knowledge flows across borders through migrant STEM workers: global networks; ethnic ties and personal connections; scientific and innovative collaboration practices; and diaspora communities. In several situations, informal and relational mechanisms enable knowledge flows, albeit in a non-institutionalized way. As a contribution, the study proposes an expanded theoretical understanding of human capital mobility by incorporating personal and relational dimensions, and recommends the development of public policies that build “bridges” between Brazil and their migrant STEM workers abroad.; |
Palavras-chave |
Profissionais STEM; Migrações qualificadas; Fluxos internacionais de conhecimento; Fuga de cérebros; Circulação do conhecimento; STEM workers; Skilled migration; International knowledge flows; Brain drain; Brain circulation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-29; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13676; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |