Autor |
Lemos, Bruna Comunello; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0548684566064352; |
Orientador |
Souza, Yeda Swirski de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2454662413132139; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
E-liderança: uma análise no contexto do ensino à distância; |
Resumo |
O presente estudo parte da crescente digitalização organizacional e da necessidade de líderes adaptáveis e capazes de desenvolver competências em ambientes virtuais. Por meio de um estudo de caso único e exploratório em uma instituição educacional brasileira de ensino à distância, o trabalho identifica competências fundamentais associadas a uma e-liderança eficaz. Entre os fatores críticos estão a comunicação clara e adaptável, a confiança entre membros da equipe e as interações sociais, mesmo em ambientes predominantemente virtuais. Além disso, a empatia e a flexibilidade surgem como elementos indispensáveis para engajamento e colaboração. O estudo utiliza o modelo das seis e-competências de Roman et al (2019) para categorizar e avaliar as práticas dos e-líderes entrevistados. Os resultados identificam as principais competências dos e-líderes, fundamentadas no modelo das Seis E-Competências: comunicação, interação social, gestão da mudança, construção de equipes, domínio tecnológico e estabelecimento de confiança. Os resultados revelam também que a transparência na comunicação, a empatia e a flexibilidade são fatores essenciais para o engajamento das equipes. A cultura organizacional revela-se como determinante no modo como os e-líderes promovem conexão, motivação e inovação. A análise ainda sublinha a importância de encontros presenciais ocasionais para reforçar laços interpessoais e o senso de pertencimento. Conclui-se que a e-liderança é um processo dinâmico que requer estratégias adaptativas e uma abordagem humanizada para maximizar o desempenho das equipes e fomentar um ambiente digital inclusivo e produtivo.; |
Abstract |
his study is based on the growing organizational digitalization and the need for adaptable leaders capable of developing skills in virtual environments. Through a single, exploratory case study in a Brazilian distance learning educational institution, the work identifies fundamental skills associated with effective e-leadership. Critical factors include clear and adaptable communication, trust between team members, and social interactions, even in predominantly virtual environments. In addition, empathy and flexibility emerge as indispensable elements for engagement and collaboration. The study uses the six e-competencies model by Roman et al (2019) to categorize and evaluate the practices of the e-leaders interviewed. The results identify the main skills of e-leaders, based on the Six E-Competencies model: communication, social interaction, change management, team building, technological mastery, and establishing trust, and reveal that transparency in communication, empathy, and flexibility are essential factors for team engagement. Organizational culture also plays a key role in how e-leaders promote connection, motivation, and innovation. The analysis also highlights the importance of occasional face-to-face meetings to strengthen interpersonal bonds and a sense of belonging. It is concluded that e-leadership is a dynamic process that requires adaptive strategies and a humanized approach to maximize team performance and foster an inclusive and productive digital environment.; |
Palavras-chave |
E-liderança; E-líderes; Equipes virtuais; Seis E-Competências; Educação à distância; E-leadership; E-leaders; Virtual teams; Six E-Competency; Distance education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-04-24; |
Agência de fomento |
Fecomércio; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13667; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |