Resumo:
O presente estudo parte da crescente digitalização organizacional e da necessidade de líderes adaptáveis e capazes de desenvolver competências em ambientes virtuais. Por meio de um estudo de caso único e exploratório em uma instituição educacional brasileira de ensino à distância, o trabalho identifica competências fundamentais associadas a uma e-liderança eficaz. Entre os fatores críticos estão a comunicação clara e adaptável, a confiança entre membros da equipe e as interações sociais, mesmo em ambientes predominantemente virtuais. Além disso, a empatia e a flexibilidade surgem como elementos indispensáveis para engajamento e colaboração. O estudo utiliza o modelo das seis e-competências de Roman et al (2019) para categorizar e avaliar as práticas dos e-líderes entrevistados. Os resultados identificam as principais competências dos e-líderes, fundamentadas no modelo das Seis E-Competências: comunicação, interação social, gestão da mudança, construção de equipes, domínio tecnológico e estabelecimento de confiança. Os resultados revelam também que a transparência na comunicação, a empatia e a flexibilidade são fatores essenciais para o engajamento das equipes. A cultura organizacional revela-se como determinante no modo como os e-líderes promovem conexão, motivação e inovação. A análise ainda sublinha a importância de encontros presenciais ocasionais para reforçar laços interpessoais e o senso de pertencimento. Conclui-se que a e-liderança é um processo dinâmico que requer estratégias adaptativas e uma abordagem humanizada para maximizar o desempenho das equipes e fomentar um ambiente digital inclusivo e produtivo.