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Estratégias de design para a promoção do bem-estar subjetivo de crianças em tratamento de câncer e de seus familiares

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Autor Copetti, Carmen Lúcia Pinto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6729018955433170;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias de design para a promoção do bem-estar subjetivo de crianças em tratamento de câncer e de seus familiares;
Resumo Esta tese aborda as contribuições do design estratégico para melhorar as experiências e a promoção do bem-estar subjetivo de crianças em tratamento do câncer e de seus familiares. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo que envolveu a participação de crianças em tratamento da doença, de seus familiares, de designers e de outros profissionais especialistas no tema. O estudo retrata a realidade e as necessidades desses públicos e foi subdivido em 6 etapas, envolvendo: cocriação para a geração de storyboard com crianças em tratamento; entrevistas em profundidade com familiares e profissionais; observação participante em atividade no formato de gincana com crianças e familiares; dinâmica sobre a experiência do usuário com familiares; dinâmica sobre bem-estar e geração de ideias com crianças e familiares; workshop para geração de ideias com especialistas. A pesquisa abrangeu a escuta de diferentes atores e de seus pontos de vista, tendo sido aplicada em um contexto social e organizacional, envolvendo os sentimentos e a subjetividade das experiências. Foram levantadas necessidades e dificuldades dos públicos, bem como impactos disso na geração de emoções durante a jornada. Por fim, por meio da realização de workshops com especialistas, foram identificadas oportunidades em serviços que podem contribuir com as experiências e o bem-estar dos públicos.;
Abstract This dissertation addresses the contributions of strategic design to improving experiences and promoting subjective well-being of children undergoing cancer treatment and their families. This is a qualitative exploratory study that involved the participation of children undergoing cancer treatment, their families, designers and professionals specialized in the subject. The study portrays the reality and needs of these audiences and was subdivided into 6 stages, involving: co-creation to generate a storyboard with children undergoing treatment; in-depth interviews with family members and professionals; participant observation in a scavenger hunt activity with children and family members; dynamics on user experience with family members; dynamics on well-being and generation of ideas with children and family members; workshop to generate ideas with experts. The research involved listening to different actors and their points of view, and was applied within a social and organizational context, involving the feelings and subjectivity of experiences. The needs and difficulties of the audiences were raised, as well as their impacts on the generation of emotions during the journey. Finally, through workshop sessions with specialists, service opportunities were identified that can contribute to the public's experiences and well-being.;
Palavras-chave Design estratégico; Serviços de saúde; Design para o bem-estar; Experiência do paciente; Câncer pediátrico; Strategic design; Healthcare services; Design for wellbeing; Patient experience; Pediatric cancer;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-08-08;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13611;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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