Abstract:
Esta tese aborda as contribuições do design estratégico para melhorar as experiências e a promoção do bem-estar subjetivo de crianças em tratamento do câncer e de seus familiares. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo que envolveu a participação de crianças em tratamento da doença, de seus familiares, de designers e de outros profissionais especialistas no tema. O estudo retrata a realidade e as necessidades desses públicos e foi subdivido em 6 etapas, envolvendo: cocriação para a geração de storyboard com crianças em tratamento; entrevistas em profundidade com familiares e profissionais; observação participante em atividade no formato de gincana com crianças e familiares; dinâmica sobre a experiência do usuário com familiares; dinâmica sobre bem-estar e geração de ideias com crianças e familiares; workshop para geração de ideias com especialistas. A pesquisa abrangeu a escuta de diferentes atores e de seus pontos de vista, tendo sido aplicada em um contexto social e organizacional, envolvendo os sentimentos e a subjetividade das experiências. Foram levantadas necessidades e dificuldades dos públicos, bem como impactos disso na geração de emoções durante a jornada. Por fim, por meio da realização de workshops com especialistas, foram identificadas oportunidades em serviços que podem contribuir com as experiências e o bem-estar dos públicos.