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Engajamento institucional: um estudo sobre o engajamento dos colaboradores da Rede Jesuíta de Educação – RJE

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metadataTrad.dc.contributor.author Carmo, Cristiane do;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Engajamento institucional: um estudo sobre o engajamento dos colaboradores da Rede Jesuíta de Educação – RJE;
metadataTrad.dc.description.resumo A gestão de pessoas deve atuar como um componente estratégico visando à utilização planejada de abordagens próprias aos colaboradores da instituição com a finalidade de contribuir para a implementação das estratégias da organização. Este trabalho identifica quais são os níveis de engajamento dos colaboradores dos colégios e escolas da Rede Jesuíta de Educação - RJE, e sugere um plano de melhoria. Com base em um estudo que contou com a participação de quatrocentos e oitenta e sete respondentes, dos quais parte considera-se em posição de liderança e que foi realizado em duas etapas. Por meio de método quantitativo e qualitativo, os dados foram coletados através de análise documental, survey e entrevistas com alguns diretores da Rede Jesuíta de Educação - RJE. Os resultados indicaram que os colaboradores da RJE se sentem engajados no trabalho. Indicaram, ainda, que o sentimento de pertença faz a diferença para alcançar um objetivo maior que é a missão da Companhia de Jesus. Por fim, esta pesquisa apresenta recomendações, tais como dar destaque à área de gestão de pessoas, tornar a comunicação interna mais clara e efetiva, entre outras.;
metadataTrad.dc.description.abstract People management must act as a strategic component aimed at the planned use of approaches specific to the institution's employees in order to contribute to the implementation of the organization's strategies. This study analyzes what are the determining factors in the engagement of collaborators from schools of the Jesuit Education Network (JEN), and suggests an improvement plan. Based on a study with the participation of four hundred and eighty-seven respondents, some of whom consider themselves in a leadership position, which was carried out in two stages. Using a quantitative and qualitative method, data were collected through document analysis, survey and interviews with some directors of the Jesuit Education Network (JEN). The results indicated that JEN employees feel engaged in their work. They also indicated that the feeling of belonging makes the difference to reach a greater objective, which is the mission of the Society of Jesus. Finally, this research presents recommendations, such as highlighting the area of people management, making internal communication clearer and more effective, among others.;
metadataTrad.dc.subject Gestão de pessoas; Engajamento no trabalho; Liderança no engajamento; People management; Engagement at work; Leadership in engagement;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-10-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13460;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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