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O agir docente e o trabalho de ensino de recursos linguísticos em aulas de língua portuguesa : dimensões do trabalho representado apreendidas em verbalizações produzidas durante um encontro formativo

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Autor Silva, Angélica Gomes da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9679680166184621;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9679680166184621;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O agir docente e o trabalho de ensino de recursos linguísticos em aulas de língua portuguesa : dimensões do trabalho representado apreendidas em verbalizações produzidas durante um encontro formativo;
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar, nas verbalizações de uma professora de Língua Portuguesa em formação continuada, quais aspectos sobre o trabalho de ensino de recursos linguísticos são por ela tematizados na interação com formadores/as universitários/as. Além disso, espera-se refletir criticamente sobre o trabalho com análise linguística no ensino de língua portuguesa em contexto escolar. Para a realização da pesquisa - um estudo de caso de natureza qualitativa (FLICK, 2009; CRESWELL, 2007) -, utilizamos como fundamentação teórica os aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006a; 2006b; 2008; 2013), bem como os pressupostos da prática de análise linguística (GERALDI ([1984] 2011; [1991] 1997; FRANCHI, [1988] 2006; MENDONÇA, 2006a, 2006b; SIMÕES et al., 2012; SUASSUNA, 2012; GIL; SIMÕES, 2015; BEZERRA; REINALDO, 2021). Para a análise dos dados, foi utilizado o modelo de arquitetura textual proposto por Bronckart (2008;1999), a partir do qual realizamos a análise discursiva em relação a elementos do trabalho docente (MACHADO, 2007; BRONCKART; MACHADO, 2009), aos modos de ensino de recursos linguísticos e aos instrumentos, capacidades, intenções e motivos para o agir docente (BRONCKART, 2008). Os resultados evidenciam uma tensão explícita entre o que se compreende como um ensino tradicional de gramática x um ensino de recursos linguísticos centrado na prática de análise linguística. Essa tensão é perpassada pela visão que a professora aparenta ter sobre quais são as finalidades de seu agir em relação a (in)compreensões dos/as estudantes sobre determinados usos de recursos linguísticos em suas produções textuais. Além disso, observou-se que a interação verbal em sala de aula por meio de perguntas e respostas motivadoras de categorização e identificação de determinado(s) recurso(s) linguístico(s) segue sendo o principal instrumento mobilizado e que há uma visão de que é tarefa essencial da aula de língua portuguesa operacionalizar o trabalho com metalinguagem, independentemente da relação (ou não relação) que essa metalinguagem possua com o desenvolvimento da linguagem dos/as aprendizes. Esses resultados podem contribuir para uma melhor compreensão da complexidade que existe no agir docente em relação à prática de análise linguística, bem como para promoção de ações formativas sobre esse tema.;
Abstract This research aims to analyze, in the verbalizations of a Portuguese language teacher in continuing education, post Covid-19 pandemic, which aspects of the linguistic resources’ teaching are thematized by her in the interaction with teaching trainers. Besides that, we aim to critically reflect on the linguistic analysis’ work in Portuguese language teaching in a school context. In order to conduct this qualitative case study (FLICK, 2009; CRESWELL, 2007), we used as theoretical framework the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999; 2006a; 2006b; 2008; 2013) and the linguistic analysis’ assumptions (GERALDI ([1984] 2011; [1991] 1997; FRANCHI, [1988] 2006; MENDONÇA, 2006a; 2006b SIMÕES et al., 2012; SUASSUNA, 2012; GIL; SIMÕES, 2015; BEZERRA; REINALDO, 2021). For data analysis, we used the textual architecture proposed by Bronckart (2008;1999), from which we realize the discursive analysis in relation to teaching’s work elements (MACHADO, 2007; BRONCKART; MACHADO, 2009), linguistic resources’ teaching strategies and instruments, capabilities, intentions and reasons for the teachers’ acting (BRONCKART, 2008). The results show an explicit tension in the teacher's verbalizations between what is understood as a traditional grammar teaching versus a linguistic resources’ teaching centered on the practice of linguistic analysis. This tension is permeated by the perspective that the teacher seems to have about the purposes of her actions in relation to students' (mis)understandings about certain practices and uses of linguistic resources in their textual productions. Additionally, it was observed that verbal interaction in the classroom through questions and answers that motivate categorization and identification of certain linguistic resource(s) continues to be the main tool utilized, and there is a view that it is an essential task of the Portuguese language class to operationalize work with metalanguage, regardless of the connection (or lack thereof) that this metalanguage has with the development of the learners' language. These results can contribute to a better understanding of the complexity that exists in teaching actions in relation to linguistic analysis’ practice as well as to promoting training actions on this topic.;
Palavras-chave Interacionismo sociodiscursivo; Trabalho docente; Ensino e aprendizagem de língua portuguesa; Prática de análise linguística; Recursos linguísticos; Sociodiscursive interactionism; Teacher’s work; Teaching and learning of portuguese language; Linguistic analysis’ practice; Linguistic resources;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-01-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13256;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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