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Autor Lissot, Sandra Teresinha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3135797661826815;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Desligamento humanizado: utopia ou realidade?;
Resumo O presente estudo objetivou analisar como as organizações podem aprimorar seus processos de desligamento para se tornarem mais humanizados no segmento de serviços. O estudo foi efetuado por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e as entrevistas foram estruturadas em dois momentos. O primeiro, com identificação de dados sociodemográficos dos respondentes e, em um segundo momento, com um roteiro de entrevista semiestruturada para aprofundar os entendimentos dos objetivos específicos deste trabalho. A amostra foi composta por pessoas que atuam como gestores de RH, líderes de pessoas e trabalhadores do mesmo segmento, totalizando 19 entrevistas. Entre os principais resultados, identificaram-se questões pertinentes, tais como, que a cultura expressa na gestão estratégica de pessoas impulsiona uma gestão humanizada durante toda a jornada do trabalhador na organização até o momento de encerramento do vínculo com o processo de desligamento. E que entre os impulsionadores de um desligamento humanizado estão os líderes de pessoas que exercem o papel e são os guardiões das políticas de gestão de pessoas, a necessidade de ampliação de espaços de diálogo, tanto pela prática de feedback ou outra que estimule o diálogo e práticas colaborativas que permitam trocas, clareza e estímulos a autorreflexão de todos os envolvidos. As contribuições desta pesquisa também apontam para a compreensão do papel da área de gestão de pessoas das organizações, levando em conta a influência da sua atuação no processo orientativo e formativo dos líderes na organização, ratificando a percepção da importância da dimensão interacional entre líder e liderado durante sua jornada na organização, e que existem desafios que extrapolam o contexto organizacional, seus propósitos e a intenção dos envolvidos.;
Abstract The purpose of this study was to analyze how organizations can improve their dismissal processes to make them more humanized in the field of services. The study was carried out using a qualitative approach. The interviews were structured in two stages: the first stage identified the respondents' sociodemographic data, while the second utilized a semi-structured interview script to gain a clearer understanding of the specific objectives of this study. The sample consisted of HR managers, leaders, and workers in the same area, totaling 19 interviews. Among the main results, pertinent issues were identified, such as the role of culture expressed in strategic people management, which drives humanized management throughout the worker's journey in the organization until the moment when the link ends with the dismissal process. Leaders, who act as guardians of people management policies, play a crucial role in achieving a humanized dismissal. There is also a need to expand spaces for dialogue, both through the practice of feedback or other practices that stimulate dialogue, as well as collaborative practices that permit exchanges, clarity, and stimuli for self-reflection by all those involved. The contributions of this research also point to an understanding of the role of the people management area in organizations, considering the influence of its work in guiding and training leaders in the organization. This confirms the perception of the importance of the interactional dimension between leader and led during their journey in the organization, and recognizes that there are challenges that go beyond the organizational context, its purposes, and the involved stakeholders' expectations.;
Palavras-chave Desligamento humanizado; Gestão de pessoas; Processo de desligamento; Processo de demissão; Humanized dismissal; People management; Termination process; Dismissal process;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-06-11;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13237;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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