metadataTrad.dc.contributor.author |
Bozzetti, Augusto Ramos; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0399053565022674; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Fischer, Gustavo Daudt; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6063859084730300; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Animação espacial e o movimento das imagens na tecnocultura contemporânea; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este trabalho parte da proposta epistemológica que percebe o conceito de animação como fundamental para o estudo da matéria audiovisual, no intuito de desenvolver um olhar capaz de reconhece-lo em objetos de mídia que não são tradicionalmente pensados como animados. Sob um olhar anacrônico, permitido pela lente das audiovisualidades da tecnocultura, investiga-se a maneira peculiar através da qual a animação se manifesta, tendo na organização espacial da sua modularidade um vértice tão importante quanto a temporalidade das imagens que se movem. Através de movimentos escavatórios que visam produzir coleções de imagens de diferentes períodos, procura-se investigar, portanto, a animação espacial enquanto um devir técnico/estético e seus movimentos de atualização, em especial, nas mídias da contemporaneidade. Dessa maneira, busca-se compreender como a animação do tipo espacial está ajudando a precipitar não apenas novos objetos de mídia, como também novas ambiências midiáticas que, por sua vez, produzem novos tipos de usuários, novas interfaces softwarizadas e novas maneira de exibir e transmitir imagens em movimento, reorganizando a experiência sensível do homem no mundo através de um processo audiovisualizado que, portanto, tem a animação em uma posição central e decisiva.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This research is based on an epistemological proposal that perceives the concept of animation as fundamental to the study of the audiovisual matter, with the aim of developing a perspective capable of recognizing it in media objects that are not traditionally thought of as animated. Under an anachronistic look provided by the lens of the audiovisualities of technoculture, we investigate the peculiar way in which animation manifests itself, having in the spatial organization of its modularity a vertex as important as the temporality of the images that move. Through excavatory movements that aim to produce collections of images from different periods, we seek to investigate, therefore, spatial animation as a technical/aesthetic becoming and its updating movements, especially in contemporary media. In this way, we seek to understand how spatial animation is helping to precipitate not only new media objects, but also new media environments that, in turn, produce new kinds of users, new softwarized interfaces and new ways of displaying and transmit moving images, reorganizing man's sensitive experience of the world through an audiovisualized process that, therefore, has animation in a central and decisive position.; |
metadataTrad.dc.subject |
Animação espacial; Animação; Audiovisualidades; Tecnocultura; Spatial animation; Animation; Audiovisualities; Technoculture; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2024-04-02; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13076; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |