Resumo:
Este trabalho parte da proposta epistemológica que percebe o conceito de animação como fundamental para o estudo da matéria audiovisual, no intuito de desenvolver um olhar capaz de reconhece-lo em objetos de mídia que não são tradicionalmente pensados como animados. Sob um olhar anacrônico, permitido pela lente das audiovisualidades da tecnocultura, investiga-se a maneira peculiar através da qual a animação se manifesta, tendo na organização espacial da sua modularidade um vértice tão importante quanto a temporalidade das imagens que se movem. Através de movimentos escavatórios que visam produzir coleções de imagens de diferentes períodos, procura-se investigar, portanto, a animação espacial enquanto um devir técnico/estético e seus movimentos de atualização, em especial, nas mídias da contemporaneidade. Dessa maneira, busca-se compreender como a animação do tipo espacial está ajudando a precipitar não apenas novos objetos de mídia, como também novas ambiências midiáticas que, por sua vez, produzem novos tipos de usuários, novas interfaces softwarizadas e novas maneira de exibir e transmitir imagens em movimento, reorganizando a experiência sensível do homem no mundo através de um processo audiovisualizado que, portanto, tem a animação em uma posição central e decisiva.