Autor |
Zuffo, Luciano; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7819257457433793; |
Orientador |
Milan, Gabriel Sperandio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1063672354605352; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Proposta de um framework para avaliação da satisfação de clientes em relação ao ambiente construído no contexto de um provedor de serviços em saúde; |
Resumo |
A demanda por serviços de assistência médica é influenciada pelas escolhas dos usuários destes serviços e avaliar a qualidade de ambientes construídos, neste contexto, relacionando-o à satisfação de clientes, é algo relevante. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um framework para avaliação da satisfação de clientes em relação ao ambiente construído no contexto de um provedor de serviços em saúde. Também foram investigadas, a satisfação geral, a possibilidade de recompra de serviços e a sua indicação a terceiros. Para tanto, foi implementada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, operacionalizada por meio de uma survey aplicada junto aos usuários do provedor de serviços em estudo. Foi analisada uma amostra composta por 150 casos válidos. Para a análise dos dados foram empregadas a estatística descritiva, a análise fatorial e a regressão linear. Os resultados da análise fatorial revelaram que os atributos (ou variáveis) podiam ser agrupados de maneira mais apropriada em três dimensões ou fatores: Atmosfera do Ambiente, Configuração e Atendimento aos Clientes. O modelo gerado explicou 75,11% da variância das dimensões e dos atributos relacionados ao ambiente construído que influenciam a satisfação dos clientes (pacientes) da Clínica. Na análise de regressão linear foi investigada a relação entre as três dimensões do ambiente construído e três variáveis dependentes: Satisfação Geral, Possibilidade de Recompra dos Serviços da Clínica e Indicação da Clínica a Terceiros (outros clientes potenciais). A dimensão mais impactante na satisfação geral dos clientes da clínica de saúde é o Atendimento aos Clientes. A Configuração também contribui de forma positiva, porém, em menor grau, enquanto que a Atmosfera do Ambiente não apresentou relação significativa. No que diz respeito à possibilidade de recompra dos serviços, o Atendimento aos Clientes mostrou uma relação significativa e positiva, assim como a Atmosfera do Ambiente e a Configuração contribui de forma menos expressiva. A análise da indicação a terceiros revelou que tanto a Atmosfera do Ambiente quanto o Atendimento aos Clientes são significativos. Percebe-se que investir na melhoria do atendimento aos clientes, criar uma atmosfera agradável e garantir uma configuração adequada das instalações físicas pode aumentar a satisfação geral dos clientes e promover a recompra dos serviços e a conquista de novos clientes por meio de indicações positivas de clientes atuais. Esta abordagem estratégica pode levar a um crescimento economicamente sustentável, maior credibilidade e reputação no mercado de serviços de saúde, proporcionando um diferencial competitivo à empresa.; |
Abstract |
The demand for healthcare services is influenced by users' choices, and evaluating the quality of built environments in this context, relating it to customer satisfaction, is of significant importance. Thus, the primary objective of this research was to propose a framework for assessing customer satisfaction concerning the built environment in the context of a healthcare service provider. Additionally, overall satisfaction, the possibility of service repurchase and referral to third parties were investigated. To achieve this, a descriptive quantitative survey was implemented, administered to users of the studied service provider. A sample composed of 150 valid cases was analyzed. Data analysis involved descriptive statistics, factor analysis, and multiple linear regression. The results of the factor analysis revealed that attributes (or variables) could be more appropriately grouped into three dimensions or factors: Ambience, Configuration, and Customer Service. This model accounted for 75.11% of the variance in dimensions and attributes related to the built environment that influence customer satisfaction at the clinic. In the multiple linear regression analysis, the relationship between the three dimensions and three dependent variables was examined: Overall Satisfaction, Likelihood of Repurchasing Clinic Services, and Clinic Referral to Third Parties. The dimension with the most significant impact on overall satisfaction of healthcare clinic clients is Customer Service. Configuration also contributes positively, albeit to a lesser extent, while Ambience did not exhibit a significant relationship. Regarding the possibility of service repurchase, Customer Service showed a significant and positive relationship, as did Ambience. Configuration had a less pronounced contribution. The analysis of referrals also revealed that both Ambience and Customer Service were significant. It is perceived that investing in improving customer service, creating a pleasant atmosphere, and ensuring an appropriate facility configuration can enhance overall customer satisfaction and promote retention, loyalty, and the acquisition of new clients through positive referrals. This strategic approach can lead to sustainable growth, credibility, and reputation in the healthcare services market, providing a competitive edge to the company.; |
Palavras-chave |
Ambiente construído; Dimensões do ambiente construído; Operações em serviços; Satisfação de clientes; Serviços em saúde; Built environment; Built envirnoment dimensions; Service operations; Customer satisfacion; Health services; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-07-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12950; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |